Topo

Rafael Reis

Por onde andam outros 7 ex-Santos que estão "escondidos" no exterior?

Rafael Cabral era o goleiro do Santos na conquista da Libertadores-2011 - Reprodução
Rafael Cabral era o goleiro do Santos na conquista da Libertadores-2011 Imagem: Reprodução

30/12/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano ou Alemão) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Entre agosto e novembro, mergulhamos na caça desses jogadores para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de atletas que passaram recentemente pelos 13 maiores clubes do futebol brasileiro.

O post sobre o Santos foi publicado em setembro. Hoje, o "Blog do Rafael Reis" retoma o tema e mostra o que andam fazendo da vida mais sete jogadores que vestiram a camisa da equipe da Vila Belmiro.

RAFAEL CABRAL
Goleiro
30 anos
Reading (ING)

Companheiro de Neymar e Ganso em 2011 na conquista da Libertadores, foi visto durante muito tempo como futuro goleiro titular da seleção brasileira. Mas a carreira de Rafael Cabral "travou" quando ele se transferiu para a Itália. Durante as cinco temporadas em que defendeu o Napoli, o camisa 1 foi ficando cada vez mais esquecido, já que quase nunca era aproveitado por seus treinadores. O ex-Santos cansou da situação em 2018, quando se transferiu para a Sampdoria, mas aparentemente já era tarde para recuperar o prestígio perdido. Um ano depois, mudou de clube de novo. Desde então, Rafael Cabral veste a camisa do Reading, da segunda divisão inglesa. Em seu primeiro ano na Championship, ficou longe do acesso. Já em 2020/2021, sua equipe está brigando para se manter na zona que leva aos playoffs por vaga na elite.

BRYAN RUIZ
Meia-atacante
35 anos
Alajuelense (CRI)

Bryan Ruiz - Ivan Storti/Santos FC - Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Veterano de duas Copas do Mundo (2014 e 2018) e com passagens por times como Sporting e PSV Eindhoven no currículo, o costarriquenho chegou à Vila Belmiro com status de craque que faria o time subir de patamar. Mas o período de dois anos em que Bryan Ruiz esteve à disposição do Santos foi desastroso. O meia-atacante disputou só 14 partidas oficiais pelo clube, não fez gol e passou um ano e meio afastado, apenas brigando com a diretoria sobre qual seria o seu futuro. A rescisão do seu contrato só saiu em julho. Dias depois da separação, ele anunciou seu retorno ao Alajuelense, clube em que iniciou a carreira, lá na Costa Rica, e onde veste a camisa 10 e usa a braçadeira de capitão.

JORGE
Lateral esquerdo
24 anos
Basel (SUI)

Jorge (Santos) -  Ivan Storti/Santos FC -  Ivan Storti/Santos FC
Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Revelado nas categorias de base do Flamengo, o lateral foi um dos melhores jogadores do Santos no ano passado e chegou a ser convocado por Tite para a seleção. Mas o sucesso que fez com a camisa alvinegra não foi suficiente para mantê-lo por aqui. Em janeiro, com o fim do seu empréstimo, Jorge voltou ao Monaco, clube dono dos seus direitos econômicos. A expectativa do brasileiro era ser mais utilizado pelos franceses, o que acabou não acontecendo. Resultado: no começo desta temporada, ele foi novamente emprestado, agora para o Basel, da Suíça. Para piorar, Jorge só jogou cinco partidas antes de sofrer uma ruptura no ligamento cruzado do joelho. A previsão é que ele só retorne aos gramados no segundo semestre do próximo ano.

WALTER MONTILLO
Meia
36 anos
Universidad de Chile (CHI)

Walter Montillo (Santos) - Adalberto Marques/AGIF - Adalberto Marques/AGIF
Imagem: Adalberto Marques/AGIF

Um dos estrangeiros de maior sucesso no futebol brasileiro ao longo da última década, o argentino custou caro e vestiu a prestigiada camisa 10 do Santos durante um ano e meio, mas não conseguiu repetir o brilho que havia mostrado pelo Cruzeiro. Menos mau que a diretoria alvinegra conseguiu negociá-lo com a China (Shandong Luneng) por um valor maior do que investido na sua contratação. Aos 36 anos, Montillo está prestes a entrar no último mês de sua carreira. O meia, que defende a Universidad de Chile desde o começo do ano, já anunciou que não irá renovar seu contrato e nem buscar uma outra equipe para defender depois de 31 de janeiro, quando acaba seu vínculo atual com o clube de Santiago.

JUBAL
Zagueiro
27 anos
Auxerre (FRA)

Jubal (Santos) - Ivan Storti/Divulgação - Ivan Storti/Divulgação
Imagem: Ivan Storti/Divulgação

O zagueiro foi campeão da Copa São Paulo de juniores com o Santos em 2013 e, já com a equipe profissional, conquistou o título paulista dois anos mais tarde. Mas sua história na Vila Belmiro não vai muito além desses dois títulos. No começo de 2016, sem muitas chances com a camisa alvinegra, transferiu-se para a Europa. Jubal atuou durante quatro anos no futebol português, onde defendeu Arouca, Vitória de Guimarães, Portimonense, Boavista e Vitória de Setúbal. Em setembro, mudou-se para a França e assinou com o tradicional Auxerre, que até título nacional já ganhou. Só que o clube atualmente não vive uma fase muito boa e, desde 2012, disputa a Ligue 2, segunda divisão do país que venceu a última Copa do Mundo.

JORGE FUCILE
Lateral
36 anos
Juventud de las Piedras (URU)

Jorge Fucile (Santos) - Leandro Moraes/UOL - Leandro Moraes/UOL
Imagem: Leandro Moraes/UOL

O uruguaio, que disputou as Copas do Mundo de 2010 e 2014, foi jogador do Santos durante apenas uma temporada, a de 2012, quando esteve emprestado pelo Porto. Oito anos depois de ser campeão paulista com a camisa alvinegra, Fucile resolveu retomar a carreira nos últimos meses. Após anunciar a aposentadoria e ficar parado por quase um ano inteiro, ele assinou em outubro com o Juventud de las Piedras para disputar a segunda divisão do Campeonato Uruguaio. Mas a experiência não foi muito boa. Com dificuldades para recuperar a forma, ele só conseguiu disputar quatro partidas pelo seu novo clube.

STÉFANO YURI
Atacante
26 anos
Nakhonpathom United (TAI)

Stéfano Yuri (Santos) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos vários "Meninos da Vila" que despontaram nas categorias de base do Santos nesta década, Stéfano Yuri foi bicampeão da Copa São Paulo (2013 e 2014) e, de quebra, ficou com a artilharia do campeonato de juniores no segundo ano em que levantou a taça. Na mesma temporada, teve as primeiras chances na equipe adulta, mas não conseguiu se firmar. Depois, foi emprestado a Náutico, Botafogo (SP), Vila Nova e São Caetano. Sem conseguir brilhar no Brasil e depois de um ano de inatividade, foi em janeiro tentar a sorte na Tailândia. Em julho, mudou de time e assinou com o Nakhonpathom United. Nesta temporada, tem sido reserva na segunda divisão do país asiático.