Topo

Rafael Reis

Qual é o time ideal na Europa para os destaques do futebol brasileiro?

Gabriel Menino, do Palmeiras, tem características semelhantes às de Kimmich e poderia triunfar na Alemanha - Cesar Greco/Palmeiras
Gabriel Menino, do Palmeiras, tem características semelhantes às de Kimmich e poderia triunfar na Alemanha Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

28/12/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Descolar uma transferência para a Europa e atuar ao lado (ou contra) dos maiores nomes do planeta é hoje o sonho de praticamente todos os garotos brasileiros que decidem se tornar jogadores profissionais de futebol.

Mas quando esse objetivo se transforma em uma possibilidade real, é hora do atleta e seu estafe pisarem no freio e serem racionais. Afinal, desembarcar no Velho Continente no "time errado" pode causar a frustração de um retorno rápido ao Brasil ou de uma carreia abaixo do esperado no exterior.

Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sugestões de destinos ideais na Europa para sete jogadores que têm se destacado no futebol brasileiro e que, em breve, podem receber propostas para deixar o país.

GABRIEL MENINO
Time que defende: Palmeiras
Time onde se encaixaria: Borussia Dortmund (ALE)

A diretoria do Borussia Dortmund já admitiu que o jogador do Bayern de Munique que eles adorariam tirar do arquirrival é Joshua Kimmich. É claro que Gabriel Menino não tem as mesmas qualidade e maturidade do já consagrado craque alemão. Mas o camisa 25 do Palmeiras tem muito em comum com o astro do Bayern e poderia sim suprir esse desejo do Dortmund. Assim como Kimmich, Menino pode atuar como meia ou lateral direito, posição em que chegou à seleção brasileira. Ambos têm estilo de jogo semelhante: atuam com a cabeça levantada, alternam bem passes laterais com toques mais agressivos para quebrar as linhas adversárias e finalizam bem de média distância. Vale lembrar também que o Dortmund é especialista em maturar jovens jogadores para depois negociá-los a equipes mais expressivas da Europa: Menino tem só 20 anos, está em sua primeira temporada como profissional e provavelmente sairia bem melhor da incubadora aurinegra.

RODRIGO CAIO
Time que defende: Flamengo
Time onde se encaixaria: Barcelona (ESP)

Rodrigo Caio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Figurinha carimbada nas convocações mais recentes de Tite para a seleção, Rodrigo Caio é baixo (1,82 m) e muito franzino para atuar em ligas europeias de jogo mais físico, como é, por exemplo, a Premier League inglesa. Mas sua ótima qualidade de passe, boa leitura do que está acontecendo em campo e velocidade de recuperação para encarar linhas mais altas fazem com que ele seja um zagueiro moldado para atuar no futebol espanhol. E, dentre os clubes mais poderosos da Espanha, aquele que mais precisa de novos jogadores para compor seu sistema defensivo é o Barcelona. Rodrigo Caio seria um ótimo companheiro para Gerard Piqué e Clement Lenglet na Catalunha. Mesmo não sendo tão conhecido no exterior, fatalmente seria bastante utilizado por Ronald Koeman.

BRENNER
Time que defende: São Paulo
Time onde se encaixaria: Ajax (HOL)

Brenner - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Principal revelação do líder do Campeonato Brasileiro na temporada, Brenner é um atacante que esbanja faro de gol, mas que ainda está em seu primeiro ano atuando em alto nível no futebol dos profissionais. Por isso, ainda não é um jogador pronto para atuar nos clubes mais poderosos do planeta. Ir para uma liga menor e um clube que sabe como tratar jovens jogadores seria o melhor passo para seu futuro. No Ajax, Brenner encontraria tudo isso e também reafirmaria a parceria com Antony e David Neres, seus ex-companheiros no São Paulo. Para completar, a equipe de Amsterdã sente falta de um especialista na "centroavância", tanto que seu artilheiro na temporada é um ponta, o sérvio Dusan Tadic, autor de 13 gols em 2020/21.

MARINHO
Time que defende: Santos
Time onde se encaixaria: Benfica (POR)

Marinho - Alexandre Schneider/Getty Images) - Alexandre Schneider/Getty Images)
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images)

O atacante vive o melhor momento de sua carreira e é o principal responsável pela presença do Santos nas semifinais da Libertadores e na briga na parte de cima da tabela do Brasileiro. No entanto, Marinho já tem 30 anos e um histórico de muitas oscilações ao longo da carreira, o que limita bastante suas opções na Europa. Com tudo isso, a melhor chance do astro santista desembarcar em breve no Velho Continente é pelas mãos de alguém que esteja acompanhando muito de perto o futebol brasileiro e que tenha como principal preocupação ajeitar seu time "para ontem", sem se importar muito para o futuro. Por isso, os empresários que gerenciam a carreira de Marinho deveriam dar uma ligadinha para Jorge Jesus e oferecer o atacante. Quem sabe o Benfica compra essa ideia...

GABRIEL VERON
Time que defende: Palmeiras
Time onde se encaixaria: Sevilla (ESP)

Gabriel Veron - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Eleito o melhor jogador do Mundial sub-17 do ano passado, o jovem vem tendo uma temporada de consolidação no Palmeiras, mas, assim como Brenner, ainda parece muito cru para desembarcar em um dos gigantes da Europa. Se for contratado por um Real Madrid ou Manchester City da vida, a tendência é que Veron seja rebaixado para o time B ou emprestado a algum outro clube para ganhar experiência. Por isso, mais lógico parece ser mudar-se para uma equipe com as características do Sevilla, que gosta de desenvolver jovens valores e explore bastante as melhores qualidades de Veron, um ponta habilidoso e velocista que abre o jogo pelos lados do campo e serve um homem-gol dentro da área.

PEDRO
Time que defende: Flamengo
Time onde se encaixaria: Napoli (ITA)

Pedro - Jorge Rodrigues/AGIF - Jorge Rodrigues/AGIF
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

A primeira experiência do centroavante do Flamengo na Europa foi trágica. Pedro ficou um semestre na Fiorentina, disputou apenas quatro partidas pela equipe principal do clube e não conseguiu fazer sequer um golzinho. Mesmo com esse fiasco recente, o mercado italiano parece mesmo ser o mais propício no Velho Continente para um jogador com suas características. E, dentre os clubes mais poderosos do Calcio, o único em que o posto de centroavante não está totalmente ocupado no momento é o Napoli. Pedro teria totais condições de disputar posição com Victor Osimhen e Andre Petagna, que têm se revezado no setor nesta primeira metade de temporada.

JEAN PYERRE
Time que defende: Grêmio
Time onde se encaixaria: RB Leipzig (ALE)

Jean Pyerre - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jean Pyerre é um autêntico camisa 10, daqueles criativos, que atuam logo atrás dos atacantes, chutam bem de fora da área e criam várias chances de gol. O problema é que quase ninguém no futebol europeu contemporâneo utiliza esquemas táticos com espaço para atletas que se fixam nesse espaço do campo. Mas, nas mãos certas, o gremista pode se tornar aquilo que os ingleses chamam de "box-to-box", ou seja, um meio-campista completo, que atua de uma área até a outra. Diante dessa necessidade de alteração de posição e também devido à idade baixa e ao potencial de revenda, Jean Pyerre seria um investimento bem interessante para a Red Bull. No Leipzig, ele seria comandado por um especialista em jovens, Julian Nagelsmann, que curte bastante a ideia de meias que percorrem o campo inteiro, caso do austríaco Marcel Sabitzer, capitão do time.