Topo

Rafael Reis

Por onde andam outros 7 ex-Corinthians que estão "escondidos" no exterior?

Ángel Romero é artilheiro das eliminatórias sul-americanas da Copa-2022 - Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Ángel Romero é artilheiro das eliminatórias sul-americanas da Copa-2022 Imagem: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que aconteceu com aquele jogador que vestiu a camisa do seu time de coração, talvez até tenha conquistado algum título por lá, aceitou uma proposta para jogar no exterior e simplesmente desapareceu do radar da imprensa brasileira?

É bem provável que ele esteja "escondido" em algum cantinho do mundo que não sejam os principais campeonatos nacionais da Europa (Inglês, Espanhol, Italiano ou Alemão) e nem tenha o prazer de disputar a Liga dos Campeões.

Entre agosto e novembro, mergulhamos na caça desses atletas para apresentar a vocês, leitores, os paradeiros de atletas que passaram recentemente pelos 13 maiores clubes do futebol brasileiro.

O post sobre o Corinthians foi publicado em setembro. Hoje, o "Blog do Rafael Reis" retoma o tema e mostra o que andam fazendo da vida mais sete jogadores que vestiram a camisa da equipe alvinegra de São Paulo.

ÁNGEL ROMERO
Atacante
28 anos
San Lorenzo (ARG)

O paraguaio nunca foi craque, mas caiu nas graças do torcedor corintiano por se dedicar em campo como se não houvesse amanhã. Ao longo de cinco temporadas no clube, marcou laterais adversários como poucos e inflamou seus companheiros de time com altos níveis de garra. Com isso, conquistou dois títulos paulistas e dois brasileiros. Romero foi embora em agosto do ano passado, depois de entrar em litígio com a diretoria e passou a jogar ao lado do irmão gêmeo, Óscar, no San Lorenzo. Apesar de não ter conseguido ainda nada de muito relevante na equipe argentina, vive um dos melhores momentos de sua carreira e ocupa a artilharia das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2022, com quatro gols (empatado com o uruguaio Luis Suárez e o chileno Arturo Vidal).

ZIZAO
Meia
32 anos
Guangzhou R&F (CHN)

Zizao - Reinaldo Canato/UOL - Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Projeto de marketing do Corinthians entre 2012 e 2013, mas foi "adotado" pelo torcedor alvinegro graças ao carisma e bom humor mostrado nos treinos, nas entrevistas e em ações comerciais. Zizao quase não jogou no Brasil - disputou só cinco partidas e não fez nenhum gol. Mesmo assim é bastante lembrado por aqui até hoje. No Guanzghou R&F desde 2016, acabou de encerrar sua pior temporada desde que retornou à China. Durante todo o ano, o meio-campista disputou apenas 14 partidas e não fez nenhum golzinho (aliás, a última vez que ele balançou as redes foi em agosto de 2019).

ROMARINHO
Atacante
29 anos
Al-Ittihad (ARA)

Romarinho (Corinthians) - Leonardo Soares/UOL - Leonardo Soares/UOL
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Autor de gol contra o Boca Juniors, em plena Bombonera, na final da Libertadores-2012, único título continental da história do Corinthians, também costumava se sair muito bem nos clássicos contra o Palmeiras. Por esses dois fatores, o nome de Romarinho é até hoje lembrado com muito carinho pelo torcedor alvinegro. Seis anos atrás, ele deixou o clube para atuar no Qatar. Desde então, construiu uma sólida carreira no Oriente Médio e também defendeu clubes de Emirados Árabes e Arábia Saudita, onde está desde 2018. Romarinho chegou até a disputar o Mundial de Clubes, em 2017, pelo Al-Jazira, e foi um dos artilheiros da competição, com dois gols.

LULINHA
Meia
28 anos
Jubilo Iwata (JAP)

Lulinha - Rivaldo Gomes/Folhapress - Rivaldo Gomes/Folhapress
Imagem: Rivaldo Gomes/Folhapress

Goleador nas categorias de base do Corinthians, subiu para o time profissional em um momento de crise política e rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Pressionado a ser uma espécie de "tábua de salvação", nunca conseguiu se firmar como um dos principais jogadores da equipe alvinegra. Após sucessivos empréstimos, deixou o clube definitivamente em 2012. Quatro anos depois, mudou-se para o exterior. Lulinha já passou por Coreia do Sul, Emirados Árabes e Chipre. Em janeiro, assinou com o Jublio Iwata para disputar a segunda divisão japonesa. Apesar de ser um dos poucos estrangeiros do time, tem sido mais reserva que titular.

STIVEN MENDOZA
Meia-atacante
28 anos
Amiens (FRA)

Stiven Mendoza - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Uma daquelas contratações que pouca gente entende a razão, o colombiano chegou ao Corinthians depois de se destacar na "liga dos aposentados" da Índia e pouco fez no clube paulista para justificar sua presença no elenco. Depois de ser emprestado a New York City e Bahia, Mendoza acabou negociado no começo de 2018 com o Amiens. Na França, o meia-atacante encontrou estabilidade e vem mostrando um futebol bem mais convincente do que no passado recente. Mendoza foi rebaixado para a segunda divisão na temporada passada, mas permaneceu no clube e já anotou quatro gols nesta edição da Ligue 2.

JONATHAS
Atacante
31 anos
Sharjah (EAU)

Jonathas - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Depois de rodar bastante pelo futebol europeu e defender times do porte de Real Sociedad e Hannover, o centroavante foi contratado em 2018 para ser o homem-gol do Corinthians. Mas Jonathas foi embora seis meses depois e com apenas uma bola na rede em sua conta pessoal. Atacante de ótimo porte físico, ele agora está se aventurando no "Mundo Árabe". O camisa 9 assinou em agosto com o Sharjah, líder da primeira divisão dos Emirados Árabes Unidos. Só que até agora ele ainda não estreou em seu novo time.

GUILHERME MANTUAN
Meia
23 anos
Gil Vicente (POR)

Mantuan - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Irmão mais velho de Gustavo Mantuan, que ainda faz parte do elenco do Corinthians, foi capitão do time campeão da Copa São Paulo de 2017. Promovido aos profissionais após a competição, foi bastante utilizado por Fábio Carille, disputou partidas de Libertadores e ganhou três títulos (dois do Paulista e um do Brasileirão). No ano passado, perdeu rendimento e foi emprestado à Ponte Preta. Depois, foi cedido ao Oeste. Em setembro, acabou liberado para se transferir para Portugal e assinou com o Gil Vicente, time da parte de baixo da tabela da terra de Cristiano Ronaldo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, Guilherme Mantuan não conquistou a Libertadores, mas o Brasileirão.