PUBLICIDADE
Topo

Histórico

7 jogadores conhecidos que estão disputando campeonatos de 2ª divisão

Shinji Kagawa, camisa 10 do Japão na última Copa, disputa a segundona na Espanha - Carl Court/Getty Images
Shinji Kagawa, camisa 10 do Japão na última Copa, disputa a segundona na Espanha Imagem: Carl Court/Getty Images
Rafael Reis

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em comunicação pela Fundação Cásper Líbero, foi repórter da Folha de S. Paulo por nove anos e mantém um blog sobre futebol internacional no UOL desde 2015.

25/09/2020 04h00

Eles já vestiram a camisa de alguns dos clubes mais poderosos do planeta, aparecem em listas e mais listas de convocações de suas seleções, protagonizaram transferências milionárias e, em alguns casos, até disputaram a tão sonhada Copa do Mundo.

Mas a realidade agora é outra. Nada de Liga dos Campeões e confrontos contra os Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar da vida. Por diferentes razões, eles foram parar em campeonatos de segunda divisão.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete jogadores estrangeiros conhecidos que vivem essa situação e que, atualmente, estão disputando a "Série B" de alguma liga nacional espalhada pelo planeta.

SHINJI KAGAWA
Meia
31 anos
Japonês
Zaragoza (ESP)

Um dos jogadores japoneses mais importantes da história, o meia brilhou com a camisa do Borussia Dortmund no começo da década e teve uma passagem decepcionante pelo Manchester United. Sem conseguir repetir o futebol dos seus melhores dias, transferiu-se para a segunda divisão espanhola na temporada passada. Em seu primeiro ano pelo Zaragoza, jogou quase todas as partidas e ficou perto de conseguir o acesso para a elite. Mesmo assim, a permanência de Kagawa no clube é bastante incerta devido ao salário "incompatível com uma Série B" que recebe.

DANNY WELBECK
Atacante
29 anos
Inglês
Watford (ING)

Danny Welbeck (Watford) - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

O atacante disputou as duas últimas edições da Copas do Mundo pela seleção inglesa e também vestiu duas das camisas mais pesadas do país inventor do futebol (Manchester United e Arsenal). No começo da temporada passada, transferiu-se para o Watford, onde sofreu com problemas físicos, jogou menos do que gostaria e acabou rebaixado para a Championship. Agora, ao menos que seja negociado até o fim da janela de transferências, Welbeck terá de disputar um torneio de segunda divisão.

ANDRÉ AYEW
Meia-atacante
30 anos
Ganês
Swansea City (GAL)

André Ayew (Swansea City) - Athena Pictures/Getty Images - Athena Pictures/Getty Images
Imagem: Athena Pictures/Getty Images

Filho de Abedi Pelé, uma lenda do futebol africano, já tem duas participações em Copas do Mundo no currículo (2010 e 2014) e é o capitão da seleção de Gana. Nos melhores momentos da carreira, Ayew destacou-se com a camisa do Olympique de Marselha e chegou a ser eleito o melhor jogador da África em 2011 pela rede britânica BBC. O meia-atacante está em sua segunda passagem pelo Swansea City. Na primeira, teve uma campanha bem digna na Premier League inglesa. Mas, agora a realidade é diferente: os galeses estão na segundona da Inglaterra.

TIM HOWARD
Goleiro
41 anos
Norte-americano
Memphis 901 (EUA)

Tim Howard (Memphis) - Shaun Clark/Getty Images - Shaun Clark/Getty Images
Imagem: Shaun Clark/Getty Images

Titular absoluto da meta da seleção dos Estados Unidos durante quase uma década, participou de três edições de Copa do Mundo (2006, 2010 e 2014) e disputou quase 500 partidas no futebol inglês (por Manchester United e Everton). No fim do ano passado, chegou a anunciar a aposentadoria, mas optou por retomar a carreira em março, quando assinou contrato por uma temporada com o Memphis 901, que disputa a USL, liga que é o segundo escalão do soccer norte-americano. Mesmo de volta aos gramados, Howard concilia a rotina de jogador profissional e um pós-carreira bem definido, já que é diretor esportivo da franquia que defende e também comentarista do canal NBC.

JOE ALLEN
Meia
30 anos
Galês
Stoke City (ING)

Joe Allen (Stoke) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Um dos principais jogadores galeses da atualidade, é titular absoluto da seleção desde 2011 e disputou a última edição da Eurocopa. O meio-campista passou quatro temporadas no Liverpool (2012 a 2016) e vestiu a camisa dos Reds em 132 oportunidades. Allen joga no Stoke City desde 2016, foi rebaixado para a segunda divisão com o clube e atualmente é capitão e um dos protagonistas da equipe que chegou a flertar com mais um descenso na temporada. Sem jogar desde março, atualmente se recupera de uma grave lesão no tendão de Aquiles.

TIM KRUL
Goleiro
32 anos
Holandês
Norwich (ING)

Tim Krul (Norwich) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Lembrado como o goleiro que foi a campo apenas para a disputa de pênaltis pela seleção holandesa nas quartas de final da Copa do Mundo-2014 (contra a Costa Rica), Krul tem quase 200 gols da elite do Campeonato Inglês no currículo. Mas o ex-arqueiro de Newcastle e Brighton se deu mal na temporada passada. Debaixo das balizas do Norwich, acabou rebaixado para a segunda divisão e agora continua no clube para tentar devolvê-lo à Premier League.

MAX AARONS
Lateral direito
20 anos
Inglês
Norwich (ING)

Max Aarons (Norwich) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Bem menos conhecido e com bagagem infinitamente menor que os outros nomes da lista, o lateral direito foi uma das revelações do último Campeonato Inglês, mas deu azar de defender um time que acabou rebaixado. Agora, Aarons está disputando a segundona pelo Norwich, mas sua vida pode mudar radicalmente nas próximas semanas, já que seu nome está na lista de compras de vários clubes importantes do planeta. O Barcelona, desesperado por um novo titular para a posição, é um desses times interessados na revelação britânica.