Topo

Rafael Reis

5 possíveis reforços para "substituir" Messi como craque do Barcelona

Sadio Mané, do Liverpool, é um dos cotados para ficar com a vaga de Messi no Barcelona - Visionhaus/Visionhaus
Sadio Mané, do Liverpool, é um dos cotados para ficar com a vaga de Messi no Barcelona Imagem: Visionhaus/Visionhaus

03/09/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lionel Messi é insubstituível para o Barcelona. Mas, caso o argentino realmente cumpra sua promessa de mudar de ares nesta janela de transferências, o clube catalão terá de aprender a se virar sem ele.

E, nesse cenário, provavelmente irá ao Mercado da Bola em busca de jogadores capazes de minimizar essa perda e de um novo protagonista para assumir, ainda que não completamente, o papel que pertencia ao camisa 10.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco sugestões de reforços que poderiam se tornar o novo "cara" do Barcelona.

A lista exclui alguns nomes óbvios, mas que estão completamente fora de cogitação no momento, com o brasileiro Neymar e o francês Kylian Mbappé, ambos do Paris Saint-Germain, e o meia belga Kevin de Bruyne, que pode inclusive se tornar parceiro de Messi no Manchester City.

SADIO MANÉ
Atacante
28 anos
Senegalês
Liverpool (ING)

Eleito o melhor jogador da África no ano passado e vencedor da Liga dos Campeões 2018/2019 pelo Liverpool, o atacante até já veste a camisa 10 (nos Reds) que poderia herdar de Messi no Barcelona. Apesar de não ter a mesma capacidade de criação de jogadas do astro argentino, Mané é bastante inteligente taticamente e costuma funcionar muito bem na situação de um contra um. Além disso, é um raro protagonista já pronto que o Barça teria condições de contratar. Isso porque, de acordo com o jornal catalão "Mundo Deportivo", o senegalês gosta da ideia de retomar a parceria com o técnico Ronald Koeman, que já o dirigiu no Southampton, e adoraria ser o "cara" do projeto de reconstrução catalão.

JADON SANCHO
Atacante
20 anos
Inglês
Borussia Dortmund (ALE)

Jadon Sancho - Joachim Bywaletz/Xinhua - Joachim Bywaletz/Xinhua
Imagem: Joachim Bywaletz/Xinhua

Caso receba uma indenização bem polpuda pela saída de Messi, o Barcelona poderá encontrar na Alemanha uma das melhores opções para, a longo prazo, substituir o maior jogador de sua história. Apesar de ainda ter 20 anos, Sancho já brilha há três temporadas pelo Borussia Dortmund e vem construindo um início de carreira bem interessante na seleção inglesa. O garoto, que já distribuiu 43 assistências em sua curta trajetória como profissional, sempre aparece na lista de possíveis futuros candidatos a serem eleitos como melhor do mundo. Sancho passou os últimos meses negociando com o Manchester United, mas o clube inglês não teve coragem/grana para pagar os mais de 110 milhões de euros (R$ 700 milhões) pedidos por ele.

PAUL POGBA
Meia
27 anos
Francês
Manchester United (ING)

Pogba - PETER POWELL/AFP - PETER POWELL/AFP
Imagem: PETER POWELL/AFP

O campeão mundial com a seleção francesa em 2018 é sonho do arquirrival do Barcelona. Mas, como o Real Madrid jamais conseguiu transformar o namoro com Pogba em casamento, bem que o clube catalão poderia atravessar o negócio. Apesar de oscilar demais e muitas vezes ser considerado um tanto quanto displicente em campo, o jogador do Manchester United é um dos meias mais talentosos e criativos da sua geração. Quando está com vontade de vencer, Pogba tem futebol suficiente para ser um dos melhores do planeta. Sua contratação não seria barata, claro, mas também não seria impossível caso o Barça receba uma bolada por Messi.

JOÃO FÉLIX
Atacante
20 anos
Português
Atlético de Madri (ESP)

João Félix - Julian Finney - UEFA - Julian Finney - UEFA
Imagem: Julian Finney - UEFA


Contratação mais cara da história do Atlético de Madri, o garoto português não se deu muito bem com o técnico Diego Simeone devido às pesadas amarras táticas que o treinador argentino exige de todos os seus jogadores, mesmo aqueles mais talentosos. Mas no Barça, que tradicionalmente é adepto de um futebol mais solto, João Félix teria um cenário mais propício para provar que realmente pode ser o sucessor de Cristiano Ronaldo como astro número 1 de Portugal. De acordo com o jornal "Marca", o clube catalão até já ofereceu ao Atleti uma troca de Félix por Antoine Griezmann, que é ídolo em Madri. Os colchoneros rejeitaram a primeira proposta, mas podem mudar de opinião se um pouco de dinheiro entrar no negócio.

PAULO DYBALA
Atacante
26 anos
Argentino
Juventus (ITA)

Dybala - REUTERS/Massimo Pinca - REUTERS/Massimo Pinca
Imagem: REUTERS/Massimo Pinca

O camisa 10 da equipe que manda no futebol italiano já disse que não conseguia jogar ao lado de Messi na seleção argentina porque ambos costumam ocupar o mesmo espaço no campo. Mesmo com essa declarada limitação, Dybala foi namorado durante várias janelas de transferências pelo Barcelona. Agora que o entrave tático pode deixar de existir, é hora de uma nova investida catalã pelo atacante, que recuperou o bom futebol na última temporada e teve vários momentos de protagonismo na Juventus. Assim como em casos citados acima, uma possível contratação de Dybala dificilmente será possível se o Barça não faturar um bom dinheiro pelo seu atual camisa 10 argentino.