Topo

Rafael Reis

Culé? Velha Senhora? Entenda os apelidos dos maiores clubes europeus

Messi é a principal estrela do Barcelona, time apelidado de "culé" - JOSEP LAGO/AFP
Messi é a principal estrela do Barcelona, time apelidado de "culé" Imagem: JOSEP LAGO/AFP

28/03/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

É bem provável que você já saiba que os torcedores do Barcelona são conhecidos internacionalmente como "culés". Mas você sabe o que significa "culé" e qual a conexão entre esse termo e o clube catalão?

E por que o Real Madrid é o time "merengue"? Ou qual a razão para a Juventus ser chamada de "Velha Senhora" e o Manchester United, de "Red Devils"?

O futebol está cheio de apelidos, seja aqui no Brasil ou lá na Europa. Por isso, o "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo as origens das formas pela quais vários dos principais times do Velho Continente são conhecidos.

BARCELONA (ESP) - CULÉ

Camp del Carrer, antigo estádio do Barcelona - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O apelido que define o time de Lionel Messi é derivado da palavra "culo", usada no espanhol mais como significado de bunda do que de ânus. Os torcedores do Barça são conhecidos como culés porque aqueles que sentavam na última fileira das arquibancadas do antigo estádio de Camp del Carrer, casa do clube de 1909 a 1922, ficavam com um pedaço do traseiro visível para quem andava pelo lado de fora da arena. Depois, o Barcelona deixou o minúsculo estádio para jogar em Les Corts e, posteriormente, no Camp Nou. Mas o apelido ficou para a história.

REAL MADRID (ESP) - MERENGUE

Merengue, doce que apelida o Real Madrid -  -

Boa parte dos apelidos dos times europeus está relacionada às cores dos seus uniformes. Esse é o caso do Real Madrid. O merengue, doce feito a partir de claras batidas e que guarda bastante semelhança com o nosso suspiro, é tão branco quanto a camisa do maior campeão europeu de todos os tempos. A comparação entre o uniforme e a sobremesa não tem um pai específico, mas nasceu dos jornalistas esportivos que cobriam o Real no começo do século passado.

ATLÉTICO DE MADRI (ESP) - COLCHONERO

Atlético de Madri - Francois Nel/Getty Images - Francois Nel/Getty Images
Imagem: Francois Nel/Getty Images

Assim como no caso do seu arquirrival de Madri, o Atleti também tem um apelido relacionado ao seu uniforme. Durante a década de 1930, mais ou menos na época da Guerra Civil Espanhola, a maioria dos colchões vendidos no país era forrada com um pano listrado em vermelho e branco, mesmo desenho da camisa do clube. A semelhança logo foi percebida e virou o apelido que pegou em cheio.

JUVENTUS (ITA) - VELHA SENHORA

Ninguém sabe ao certo porque a equipe mais vitoriosa da Itália foi popularmente batizada como "Vecchia Signora". A versão mais conhecida diz que na década de 1920, quando o clube foi comprado pela família Agnelli, dona da Fiat, os operários das fábricas costumavam chamar os patrões de "velhos senhores", o que fez a Juve herdar o apelido. Mas há também quem defenda que os moradores de Turim passaram a usar o "Velha Senhora" apenas como uma brincadeira pelo fato de o nome do time alvinegro significar juventude.

MANCHESTER UNITED (ING) - DIABOS VERMELHOS

Ao contrário do que normalmente acontece com apelidos de clubes, não foram torcedores, jornalistas e nem adversários que começaram a chamar o United de "Red Devils". O time, que tem o vermelho como dor predominante do uniforme, adotou a alcunha a pedido do técnico Matt Busby, que passou 25 anos em Old Trafford. No começo da década de 1960, o treinador decidiu roubar o apelido de um time inglês de rúgbi, que havia feito uma excursão pela França nos anos 1930 e voltou de lá conhecido como "Les Diables Rouges".

ARSENAL (ING) - GUNNERS

Emirates Stadium, casa do Arsenal - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

É só olhar para o canhão presente no escudo do Arsenal para entender por que o time londrino é conhecido como "Gunners", algo como "os atiradores", em tradução livre para o português. Mas por que há um canhão no distintivo do clube? O motivo é o mesmo pelo qual a equipe se chama Arsenal, o coletivo de armas, e remete à época do seu nascimento. O clube foi fundado em 1886 por funcionários de uma fábrica de armamentos. Por isso, esse nome, o escudo e, claro, o apelido.

LIVERPOOL, CHELSEA, BAYERN E OUTROS

Uma parte considerável dos times da Europa possui um tipo de apelido nada criativo. A forma carinhosa pela qual são chamados por seus torcedores é apenas a cor predominante do seu uniforme. Isso vale para o Liverpool ("Reds", vermelhos, em inglês), para o Chelsea ("Blues", azuis, em inglês) e para o Bayern de Munique ("Die Roten", os vermelhos, em alemão). Algumas equipes bicolores carregam isso para os seus apelidos. O Milan é "rossonero" (vermelho e preto, em italiano), enquanto a Inter de Milão é "nerazzurra" (azul e preto, em italiano).