Topo

Rafael Reis

Adiamentos e jogos sem torcida: como Coronavírus afeta o futebol mundial

Romelu Lukaku, da Inter de Milão, que está tendo de jogar com portões fechados por causa do coronavírus - Getty Images
Romelu Lukaku, da Inter de Milão, que está tendo de jogar com portões fechados por causa do coronavírus Imagem: Getty Images

27/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O novo coronavírus chegou ao Brasil. Ontem (26), o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso positivo para o Covid-19 no país: um homem que mora em São Paulo e que esteve na Itália entre os dias 9 e 21 deste mês.

A epidemia, que já atingiu mais de 80 mil pessoas e matou pelo menos 2.700 infectados, tem provocado pânico em vários cantos do mundo. E também está causando impacto no esporte mais popular do planeta.

Nos países que registraram surtos mais agudos do coronavírus, alguns jogos foram disputados sem torcida, e outros foram adiados. Há até mesmo competições que não têm mais prazo para serem disputadas.

O "Blog do Rafael Reis" mostra abaixo um raio-x de como o Covid-19 está impactando o futebol mundial e apresenta uma relação de quais os principais campeonatos que já foram afetados pelo vírus.

Campeonato Chinês

Primeiro país a detectar o novo coronavírus e epicentro da epidemia, a China ainda não sabe quando a temporada 2020 do futebol nacional terá início. A Superliga estava prevista para começar no dia 22 de fevereiro, mas teve seu pontapé inicial adiado indefinidamente. Existe uma expectativa de que, com a redução de novos casos no país, a bola possa rolar normalmente a partir de abril. Mas também há chance de que a competição seja disputada apenas no segundo semestre.

Liga dos Campeões da Ásia

O principal torneio interclubes do futebol asiático também já sente os efeitos do coronavírus. Na fase preliminar da Champions, o Shanghai SIPG até pode atuar na China, mas sem nenhum torcedor no estádio. A partida entre FC Seoul e Chiangrai United, na Coreia do Sul, prevista para a próxima terça-feira, já pela fase de grupos, também terá portões fechados. Ainda não há uma definição sobre como serão os próximos jogos "em casa" das equipes chinesas. Uma possibilidade é que eles atuem como mandantes em outros países.

Campeonato Italiano

Uma das ligas mais nacionais do planeta vem sendo impactada pela epidemia desde o último fim de semana. Quatro partidas da 25ª rodada do Calcio foram adiadas devido ao aumento no número de casos do Covid-19 no país europeu que mais sofre com a doença. Cinco dos dez jogos da próxima rodada serão realizados em estádios sem a presença de torcedores, inclusive o clássico entre a líder Juventus e a Inter de Milão, terceira colocada, no domingo, 1º de março.

Liga Europa

Também por causa do agravamento da epidemia na Itália, o jogo de hoje entre Inter de Milão e Ludogorets, da Bulgária, pela primeira rodada da fase final da Liga Europa, será disputado sob portões fechados. Ainda não há uma definição sobre a situação da partida de volta do confronto entre Juventus e Lyon, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, que está marcada para 17 de março, em Turim.

Campeonato Japonês

A menos de cinco meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o país-sede do evento anunciou na última terça-feira a paralisação de todas as suas competições futebolísticas até o dia 15 de março. Apenas a primeira rodada da J-League, a primeira divisão do Campeonato Japonês, foi disputada antes da pausa. A rodada deste meio de semana da Copa da Liga também foi adiada para o próximo mês.

Campeonato Sul-Coreano

Assim como aconteceu com a China, a Coreia do Sul também optou por adiar o início da sua principal competição de futebol. A primeira rodada da K-League, que seria disputada no próximo fim de semana, não será jogada agora. De acordo com a organização do futebol sul-coreano, o campeonato nacional só terá seu pontapé inicial quando a epidemia for controlada ou, pelo menos, tiver sua fase mais crítica superada.

Band: Brasileiro testa positivo para coronavírus

Band Notí­cias