Topo

Rafael Reis

Zebra na Espanha, time de Deyverson é o que mais bate na Europa; veja lista

Deyverson abraça Ángel Rodríguez, do Getafe, o time mais faltoso da Europa - Divulgação/LaLiga
Deyverson abraça Ángel Rodríguez, do Getafe, o time mais faltoso da Europa Imagem: Divulgação/LaLiga

19/02/2020 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não foi à base da troca de passes de pé em pé, das jogadas de efeito e de um futebol de encher os olhos dos torcedores mais puristas que o Getafe se transformou na sensação do Campeonato Espanhol.

A equipe, que ocupa a terceira colocação na atual temporada e só está atrás dos gigantes Real Madrid e Barcelona, é adepta de um outro estilo de jogo, bem mais virulento e focado no contato físico.

O time do atacante brasileiro Deyverson, contratado do Palmeiras na última janela de transferências, é simplesmente o "rei da faltas" no primeiro escalão do futebol europeu. E com folga para o segundo colocado.

De acordo com o "WhoScored?", site especializado nas estatísticas do futebol, os jogadores do Getafe cometem em média 19,1 faltas a cada partida disputada.

Essa marca é muito mais elevada do que a de qualquer outro clube que atua na primeira divisão das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).

Quem mais se aproxima do número de "mordidas" do Getafe é o italiano Torino, que comete em média 16,8 faltas por jogo. O Alavés, da Espanha, terceiro colocado no ranking, bate 16,2 vezes a cada 90 minutos.

Não à toa, o jogador mais faltoso da temporada europeia veste a camisa do time da região metropolitana de Madri. Sozinho, o atacante espanhol Jaime Mata comete três faltas por partida.

O clube ainda tem mais um atleta no top 15 de quem mais bate no Velho Continente: o volante uruguaio Mauro Arambarri ocupa a 13ª colocação, com média de 2,3 infrações a cada apresentação.

Recém-chegado, Deyverson ainda tem contribuído pouco para o futebol de poucos amigos do seu time. Utilizado em apenas duas partidas até o momento, o brasileiro cometeu só duas faltas desde seu retorno à Europa.

Treinado por Pepe Bordalás, que fez carreira nas divisões inferiores do futebol espanhol, o Getafe tem surpreendido com esse futebol de pouco carinho e muitos carrinhos. A equipe venceu sete dos últimos dez jogos que disputou no Espanhol.

Com isso, virou uma candidata real à classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões da Europa. Com 42 pontos, 11 a menos que o Real, líder da competição, tem dois de vantagem para o Sevilla, quinto colocado e primeiro time fora da zona de acesso à Champions.

Os dois times se encontram no próximo domingo. Antes, amanhã, o Getafe estreia na fase final da Liga Europa contra o Ajax.

Os 10 times mais faltosos da Europa

1 - Getafe (ESP) - 19,1 faltas por partida
2 - Torino (ITA) - 16,8
3 - Alavés (ESP) - 16,2
4 - Genoa (ITA) - 16
Granada (ESP) - 16
6 - Bologna (ITA) - 15,7
Union Berlim (ALE) - 15,7
8 - Espanyol (ESP) - 15,6
9 - Leganés (ESP) - 15,5
Montpellier (FRA) - 15,5

Fonte: WhoScored?