Topo

Rafael Reis

Brasil tem 33 jogadores na fase final da Champions; conheça todos eles

Neymar (PSG) é um dos 32 jogadores brasileiros na fase final da Liga dos Campeões - FRANCK FIFE/AFP
Neymar (PSG) é um dos 32 jogadores brasileiros na fase final da Liga dos Campeões Imagem: FRANCK FIFE/AFP

17/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil fica a um Oceano Atlântico da Europa. Mesmo assim, conseguiu emplacar uma verdadeira legião na fase final da Liga dos Campeões, a principal competição interclubes do Velho Continente (e também do planeta).

As oitavas de final da Champions têm início amanhã, com a presença de 33 jogadores que estão aptos a defender a única seleção pentacampeã mundial de futebol.

Eles estão espalhados por 14 dos 16 clubes que continuam na briga pelo título europeu desta temporada. Apenas os alemães Borussia Dortmund e RB Leipzig não irão recorrer ao talento verde e amarelo nesta segunda metade de 2019/20.

O Lyon é o time mais brasileiro do torneio continental. Os franceses, que têm Juninho Pernambucano como diretor de futebol, possuem seis compatriotas de Ronaldo Fenômeno, Romário e Ronaldinho Gaúcho: os laterais Rafael e Marçal, o zagueiro Marcelo e os meias Thiago Mendes, Jean Lucas e Bruno Guimarães.

Já o Real Madrid, que tem investido pesado em jovens brasileiros nos últimos anos, aparece na segunda colocação, com cinco nomes: Éder Militão, Casemiro, Marcelo, Rodrygo e Vinícius Júnior —Reinier, ex-Flamengo, está no Real Madrid Castilla e ainda não foi inscrito na competição.

O Brasil é o quinto país com mais jogadores nas oitavas da Champions. Ele só está atrás de quatro nações que têm clubes ainda vivos no torneio (Espanha, França, Alemanha e Inglaterra) e que possuem números inflados por causa disso.

Mesmo assim, tem mais representantes no torneio europeu que a Itália, que ainda conta com três clubes vivos na briga pelo título (Juventus, Napoli e Atalanta), mas só tem 29 jogadores inscritos.

Dos países sem times na reta final da Champions, o que mais se aproxima do Brasil é a Argentina. Mas a terra de Lionel Messi só emplacou 17 atletas na lista dos 16 melhores clubes da temporada.

Bélgica, Holanda e Portugal também possuem mais que uma dezena de jogadores inscritos na reta final da competição.

Os playoffs decisivos da Liga dos Campeões começam amanhã, com a realização de duas partidas. Na Espanha, o Atlético de Madri recebe o Liverpool, vencedor da última temporada. Já na Alemanha, o Borussia Dortmund mede forças com o PSG. Na quarta, é a vez de Atalanta x Valencia e Tottenham x RB Leipzig.

A decisão da Champions 2019/20 está marcada para o dia 30 de maio e será disputada no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul (Turquia).

OS BRASILEIROS NAS OITAVAS DA CHAMPIONS
Atalanta: Rafael Tolói
Atlético de Madri: Renan Lodi e Felipe
Barcelona: Neto e Arthur
Bayern de Munique: Philippe Coutinho
Chelsea: Willian
Juventus: Alex Sandro, Danilo e Douglas Costa
Liverpool: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino
Lyon: Rafael, Marcelo, Marçal, Thiago Mendes, Jean Lucas e Bruno Guimarães
Manchester City: Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus
Napoli: Allan
Paris Saint-Germain: Thiago Silva, Marquinhos e Neymar
Real Madri: Éder Militão, Marcelo, Casemiro, Vinícius Jr. e Rodrygo
Tottenham: Lucas Moura
Valencia: Gabriel Paulista

OITAVAS DA CHAMPIONS (POR PAÍS)
Espanha: 95 jogadores
França: 95 jogadores
Alemanha: 51 jogadores
Inglaterra: 35 jogadores
Brasil: 33 jogadores
Itália: 29 jogadores
Argentina: 17 jogadores
Bélgica: 14 jogadores
Holanda: 13 jogadores
Portugal: 11 jogadores