Topo

Rafael Reis

A janela fechou, mas esses 5 jogadores famosos continuam desempregados

Fábio Coentrão em ação pelo Sporting, um dos últimos clubes defendidos pelo lateral português - Rafael Marchante/Reuters
Fábio Coentrão em ação pelo Sporting, um dos últimos clubes defendidos pelo lateral português Imagem: Rafael Marchante/Reuters

02/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A janela de transferências para as ligas nacionais mais importantes da Europa fechou nessa última sexta-feira (31). Mas os times do Velho Continente ainda podem buscar reforços para a segunda metade da temporada 2019/2020 entre os jogadores que estão sem clube.

A lista de atletas com passagens por seleções e times de primeiro escalão do futebol mundial que estão desempregados é grande. Para a sorte deles, jogadores que não possuem vínculo com nenhuma equipe podem ser contratados mesmo fora da janela.

O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo cinco jogadores conhecidos que estão na fila do desemprego neste momento.

FÁBIO COENTRÃO
Lateral esquerdo
31 anos
Português

Ex-jogador do Real Madrid e veterano de duas Copas do Mundo (2010 e 2014), o lateral está sem jogar desde o fim da temporada passada, quando defendeu o Rio Ave. Logo depois de deixar o clube português, Coentrão até já teve uma espécie de namorico com o Flamengo por intermédio de Jorge Jesus, que o treinou o Benfica. Mas o negócio não acabou se concretizando. Na última semana, durante o julgamento de uma invasão de torcedores ao centro de treinamento do Sporting, o lateral se declarou aposentado à Justiça. Mas, depois, disse à imprensa portuguesa que continua atrás de um clube para continuar a carreira.

MARCO FABIÁN
Meia-atacante
30 anos
Mexicano

Marco Fabián - Laurence Griffiths - FIFA/FIFA via Getty Images - Laurence Griffiths - FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths - FIFA/FIFA via Getty Images

Baixinho, habilidoso e muito criativo, o camisa 10 fez sucesso no futebol mexicano, defendeu durante três temporadas o Eintracht Frankfurt, da Alemanha, e disputou as últimas duas edições da Copa do Mundo. Em fevereiro do ano passado, decidiu trocar a Europa pelos Estados Unidos. No entanto, sofreu com problemas físicos e não conseguiu se adaptar muito bem ao Philadelphia Union. Seu contrato terminou em dezembro, e ele ainda não anunciou o próximo passo da sua vida profissional.

IGNAZIO ABATE
Lateral direito
33 anos
Italiano

Abate - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mesmo sem jamais ter sido uma unanimidade no Milan, o lateral direito disputou mais de 300 partidas pelo clube rossonero, vestiu a camisa da seleção italiana em 22 oportunidades e disputou a Copa do Mundo de 2014. Sua passagem pela equipe onde passou a maior parte da carreira terminou no fim da temporada passada. Depois de deixar Milão, Abate negociou com equipes menores da Itália e esteve próximo de assinar com o Brescia. Mas, até o momento continua sem jogar profissionalmente.

IVAN STRINIC
Lateral esquerdo
32 anos
Croata

Strinic - Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images - Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images
Imagem: Lars Baron - FIFA/FIFA via Getty Images

Titular da seleção croata na Copa do Mundo de 2018, pode se orgulhar de ter disputado uma final de Mundial. O bom futebol mostrado na Rússia lhe rendeu uma transferência para o Milan. Só que, desde que se mudou para o clube, nada mais deu certo para Strinic. Pouco depois de assinar com a equipe rossonera, o jogador descobriu um problema cardíaco que paralisou sua carreira por três meses. Depois que voltou, só ficou no banco de reservas. Incomodado com a situação, conseguiu rescindir seu contrato em agosto. Só que não encontrou até agora um outro clube disposto a abrigá-lo.

VLADIMIR WEISS
Meia-atacante
30 anos
Eslovaco

Weiss - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Revelado pelo Manchester City, teve bons momentos no início da carreira, disputou a Copa do Mundo de 2010 e defendeu clubes como Rangers (ESC) e Espanyol (ESP). Em 2014, mudou-se para o Qatar, onde conquistou dois títulos nacionais e foi por anos uma das principais estrelas do campeonato do país-sede do Mundial de 2022. No fim do ano passado, com o fim do seu contrato com o Al-Gharafa voltou ao mercado. No entanto, é bem provável que ele consiga em breve um acordo com outra equipe do Oriente Médio.