Topo

Perrone

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Hora a hora, como o Paulistão foi retomado fora de São Paulo

23/03/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A segunda-feira (22) foi marcada por reviravoltas em relação ao Campeonato Paulista. No balanço das horas, o Paulistão teve a confirmação da suspensão de rodadas, a expectativa de rodada dupla em Volta Redonda e o anúncio de que a cidade no estado do Rio de Janeiro vai receber nesta terça Mirassol X Corinthians.

A seguir, veja a cronologia dessa movimentação nos bastidores.

10h - O que fazer?

Federação, clubes e representantes dos sindicatos de atletas, treinadores e árbitros fazem reunião virtual para discutir como continuar o Paulistão apesar da suspensão dos jogos no estado durante a fase emergencial de combate à pandemia de covid-19. A proibição vai pelo menos até o próximo dia 30 por ordem do Governo de São Paulo.

A FPF foi para a reunião tendo como prioridade realizar os jogos de clubes com a agenda mais carregada, principalmente por causa de jogos da Copa do Brasil, da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

Os times que mais preocupam são Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Red Bull Bragantino.

palmeiras - Cesar Greco - Cesar Greco
O calendário do Palmeiras é um dos que preocupa a FPF
Imagem: Cesar Greco

12h15 - Rodadas suspensas

A Federação Paulista divulga nota em seu site afirmando que, na reunião, foi decidido "por unanimidade suspender a realização das rodadas do período de fase emergencial no Estado de São Paulo, especificamente das rodadas 5, 6 e 7 da competição, cujos jogos serão reagendados e publicados em momento oportuno".

Apesar do anúncio da suspensão, a FPF continuava a trabalhar no projeto que iniciara na semana passada e visava levar jogos do Paulistão para Volta Redonda.

Mas a operação era complexa. Envolvia também Federação do Rio (Ferj), prefeitura de Volta Redonda e CBF, que tem a mesma cidade e o mesmo estádio em seu mapa para driblar a proibição de jogos em diferentes locais. Até tudo isso ser ajustado, não era possível ser feito o anúncio.

Além disso, dirigentes paulistas entendiam que anunciar seus planos com antecedência poderia gerar pressão da opinião pública contra a realização dos jogos e inviabilizar a transferência das partidas.

Esse receio estava ligado ao fato de, na semana passada, Rio de Janeiro e Minas Gerais terem fechado as portas para o futebol paulista depois da revelação dos planos.

Independência - Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/AGIF
Estádio Independência foi cogitado para jogos do Paulista
Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Por volta das 15h30 - Secretaria confirma jogos do Paulista

A secretária Municipal de Esportes de Volta Redonda, Rose Vilela, disse, em entrevista para a Rádio Bandeirantes, que São Bento X Palmeiras e Mirassol X Corinthians, pelo Paulistão, aconteceriam na cidade nesta terça (23), no estádio Raulino de Oliveira.

A informação chegou a ser publicada no site da prefeitura.

Porém, como mostrou o UOL Esporte, o Palmeiras se recusou a jogar nesta terça em Volta Redonda.

Entre outros motivos, por já ter feito seu planejamento de atividades sem contar com um jogo no dia seguinte e porque teria que viajar antes de ficarem prontos os resultados dos testes para covid-19 realizados pelo elenco nesta segunda (22).

O blog apurou que, por falta de tempo, o departamento médico palmeirense entendeu que outros pontos de seu protocolo sanitário ficariam prejudicados. Como, por exemplo, os cuidados com isolamento e higienização no hotel em que a delegação ficaria.

Também pesou para a decisão o fato de que o time teria que viajar na noite desta segunda no mesmo horário em que aconteceria uma videoconferência sobre reorientação dos protocolos sanitários da FPF. O clube entendeu que correria o risco de viajar sem cumprir eventuais novas determinações.

Como o Palmeiras é um dos times com agenda mais sobrecarregada, a expectativa da FPF é fazer o jogo com o São Bento ainda nesta semana, em Volta Redonda. O Alviverde trabalha com a possibilidade de a partida ser marcada para a próxima quarta (31).

18h46 - CBF anuncia jogos da Copa do Brasil

A CBF divulga em seu site que Corinthians e Retrô-PE se enfrentarão pela Copa do Brasil na próxima sexta (26) em Volta Redonda, pela segunda rodada do torneio.

Dessa forma, a confederação se livra de um dos riscos de atraso em seu calendário. Assim como a FPF, a CBF vê o Alvinegro paulista como um ponto sensível desde o veto aos jogos em São Paulo.

corinthians x mirassol - Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians  - Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians
Última vez que Corinthians e Mirassol se enfrentaram foi em 2020, pelo Campeonato Paulista
Imagem: Daniel Augusto Jr./ Ag. Corinthians

19h04 - FPF confirma jogo do Corinthians

É a vez de a Federação Paulista publicar nota anunciando Mirassol X Corinthians nesta terça, às 21h, no Raulino de Oliveira. Nesse caso, os dois clubes acataram a decisão da entidade. Havia, então, chegado o "momento oportuno" citado na nota anteriormente divulgada pela FPF.

Se inscreva no canal do Ricardo Perrone.