Com três novas vagas, Dorival pode chamar destaques da temporada na Europa
A Conmebol aumentou de 23 para 26 o número de possíveis convocados para a Copa América, seguindo a tendência da Copa do Mundo de 2022 e da Eurocopa deste ano. A notícia dá a Dorival Júnior a chance de convocar mais três jogadores e contar com jogadores que se destacaram na temporada europeia.
O técnico da seleção também tem boas opções no futebol brasileiro. Mas, diante do acúmulo de rodadas do Brasileirão no período do torneio continental, os nomes europeus ganham mais força na corrida pelas três novas vagas.
E aí, entram alguns dos principais destaques nacionais nos principais campeonatos no continente. Nomes que poderiam ter entrado já na primeira lista de Dorival, mas acabaram não superando os últimos cortes na "lista longa" que a comissão técnica costuma fazer com todos os convocáveis.
Bremer, 27 anos, zagueiro, Juventus (ITA)
Destaque da Juventus no Campeonato Italiano, Bremer foi chamado para os amistosos contra Inglaterra e Espanha após o corte de Gabriel Magalhães. Ele entrou aos 44min do segundo tempo contra os ingleses e ficou no banco contra os espanhois.
Apesar do pouco tempo em campo pela seleção, Bremer faz boa temporada e acaba de conquistar o primeiro título na carreira: a Copa da Itália. Apesar do ano sem brilho da Juventus, o brasileiro tem se sobressaído no time de Turim. A seu favor, tem a imposição física, o jogo aéreo e o entrosamento com Danilo, titular da lateral-direita de Dorival.
Samuel Lino, 24 anos, ala-esquerdo, Atlético de Madrid (ESP)
Em sua primeira temporada no Atlético, Lino conquistou uma vaga no time titular, mostrou versatilidade e ganhou pontos com o exigente Diego Simeone. No sistema de três zagueiros do time, ele jogou quase sempre como ala pela esquerda, mas também exerceu funções de lateral e ponta.
A vocação ofensiva rendeu bons números na temporada: são sete gols e sete assistências até agora, incluindo três gols e três assistências na Champions League. Lino jamais foi convocado para a seleção brasileira, mas tem sido observado pela comissão técnica nos últimos meses. A seu favor, ele tem a versatilidade.
Rodrigo Muniz, 23 anos, atacante, Fulham (ING)
Revelado pelo Flamengo, Muniz teve um começo complicado no Fulham, com muitos jogos na reserva, lesões e até um empréstimo para o Middlesbrough na temporada passada. Só que neste ano, ele deslanchou: fez nove gols em 25 jogos na Premier League — incluindo uma fase matadora de oito gols em oito jogos, que rendeu o prêmio de "Jogador do Mês" em março.
Muniz foi observado por Dorival antes da convocação para os jogos contra Inglaterra e Espanha. O treinador foi ao Fulham assistir a treinamentos e conversar com o atacante e com Andreas Pereira, que foi chamado tanto para os amistosos quanto para a Copa América.
Éderson, 24 anos, volante, Atalanta (ITA)
Com passagens por Corinthians, Fortaleza e Cruzeiro, o volante tornou-se um dos pilares da Atalanta finalista da Europa League. Além de bons números defensivos, ele marcou sete gols na temporada, um recorde na carreira.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberAinda sem convocações para a seleção principal, Éderson já foi chamado para amistosos da seleção sub-20 em 2018. O volante tem sido observado pela comissão técnica e é candidato a uma transferência na próxima janela europeia: há pelo menos três clubes interessados.
Murillo, 21 anos, zagueiro, Nottingham Forest (ING)
Revelado pelo Corinthians, o zagueiro chegou à Premier League nesta temporada e não demorou para mostrar sua qualidade. Com rápida adaptação, tornou-se titular do time e disputou 35 jogos.
Além do trabalho defensivo, Murillo encantou a torcida do Forest pelas incursões ao ataque e pelos lançamentos longos. Ele deu duas assistências na temporada e já chamou a atenção de Real Madrid e Manchester City. Ainda não foi convocado pela seleção.
Galeno, 26 anos, ponta, Porto (POR)
Chamado para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, o ponta-esquerda chega à reta final da temporada com bons números pelo Porto: são 15 gols e 12 assistências, apesar da campanha ruim do clube na Liga Portuguesa — disputa o terceiro lugar com o Braga.
Na convocação para a Copa América, Galeno acabou perdendo um lugar para o companheiro Evanílson. Mas ele continua no radar da comissão técnica e é candidato a ser lembrado na lista extra de Dorival Júnior.
Pepê, 27 anos, meia e ponta, Porto (POR)
Outro jogador do Porto que se destacou na temporada e já foi chamado por Dorival Júnior e Fernando Diniz é o polivalente Pepê. Revelado pelo Grêmio, o ponta já jogou como ala e até lateral no clube português; nos últimos jogos, tem atuado como meia. Uma versatilidade importante em torneios como a Copa América.
Na atual temporada, Pepê esteve em 49 jogos e lidera a estatística no clube. Com oito gols marcados e 10 assistências, ele já superou os bons números da temporada passada, quando teve 16 participações em gols durante 55 jogos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.