PUBLICIDADE
Topo

David Luiz erra, Arsenal perde e zagueiro toma as redes: ele é bom ou ruim?

David Luiz é expulso durante a partida entre Arsenal e Manchester City - Matt McNulty - Manchester City via Getty Images
David Luiz é expulso durante a partida entre Arsenal e Manchester City Imagem: Matt McNulty - Manchester City via Getty Images
Mauro Cezar Pereira

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

17/06/2020 18h34

David Luiz era, em dado momento, o mais carismático jogador da seleção brasileira antes da Copa do Mundo de 2014. Virou um dos vilões pós 7 a 1. Tem, de fato, em seu currículo falhas graves, como as que cometeu na volta da Premier League, com sua equipe, o Arsenal, sendo batida pelo Manchester City. Ele foi responsável direto pelos dois primeiros gols nos 3 a 0 impostos pelo bicampeão inglês e virou destaque negativo nas redes sociais.

Mas seria ruim um jogador que defendeu seleção, Vitória, Benfica, Chelsea (duas vezes), Paris Saint-Germain e Arsenal? Pode ser um mau jogador quem ganhou quatro ligas nacionais (uma em Portugal, uma na Inglaterra e duas na França), sete copas (uma em Portugal, duas na Inglaterra e quatro na França), uma Champions League e duas vezes a Liga Europa (títulos internacionais pelo Chelsea)? E também um título baiano.

No calor da derrota e com as falhas em Manchester, tudo isso parece perder importância para muitos, mas, convenhamos, David Luiz tem uma carreira de sucesso, e é uma trajetória longeva. Bom jogador cuja caminhada fica marcada por alguns erros graves e marcantes. Nessas horas é mais fácil observar apenas esses tropeços. Mas, claro, o atleta precisa se ajudar.

Na derrota para o City, foram 29 minutos em campo, um erro capital, um pênalti cometido e um cartão vermelho após acertar uma em cinco bolas longas (lançamentos) e sete perdas de posse, segundo o SofaScore. Já Squawka Football destaca que David Luiz não cometeu pênalti algum nas três últimas temporadas, todas pelo Chelsea na Premier League. Este foi o quarto com a camisa do Arsenal no campeonato inglês.

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra, mas como jogador de extremos, desta vez o brasileiro está no momento de baixa. E da pior forma possível.

Mauro Cezar Pereira