O péssimo trabalho foi o real motivo da demissão de Tite no Flamengo
O Tite foi demitido do Flamengo após uma vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR, apresentando mais um futebol sofrível. As teorias sobre essa demissão surgem aos montes, e concordo com a maioria delas, como, por exemplo, que a diretoria de futebol do Flamengo é péssima. E quem já deveria ter sido demitido é o Marcos Braz. Já esqueceram da "musiquinha" cantada por ele no vestiário após a vitória na final da Libertadores por 1 a 0 contra o mesmo Athletico-PR? "REAL MADRID, PODE ESPERAR, A SUA HORA VAI CHEGAR". E o ataque raivoso ao torcedor no shopping, mordendo a sua virilha? Trataram essa agressão como se fosse uma coisa normal, como se "morder a virilha" de alguém fosse uma atitude corriqueira das pessoas.
Mas a verdade absoluta sobre a demissão do Sr. Adenor é o péssimo futebol que o Flamengo vem apresentando há tempos. A torcida já deixou claro que não suportava mais o trabalho do Tite e também suas falas nas coletivas pós-jogo. Não fala nada com nada faz tempo. Mas acho que a gota d'água foi a promessa real de que seu time faria gol em Montevidéu contra o Peñarol e, depois do jogo, negando o que tinha falado. O trabalho do Tite no Flamengo foi péssimo e não representa apenas um momento negativo da equipe, como alguns "amiguinhos" estão querendo mostrar. Não, gente. Pelo elenco que tem, o Flamengo deveria estar jogando muito mais, e isso não significa que era obrigatório eliminar o Peñarol, mas não ser eliminado com a apatia que foi.
Eliminou o Bolívar graças a um gol do Léo Pereira no último minuto no Maracanã, fazendo 2 a 0, para depois perder por 1 a 0 em La Paz e sofrer até o final do jogo. Perdeu para o Corinthians no pior momento do time de Ramon Menezes. Por causa do péssimo futebol, o Flamengo está fora da luta pelo título do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. Na minha visão, já deveria ter saído logo após a eliminação para o Peñarol e pelas suas falas na coletiva.
Outra coisa: me deu a impressão de que o Tite tentou usar o Flamengo para alavancar o nome de seu filho, Matheus Bachi, dando a responsabilidade a ele para treinar a defesa do time. O pior setor do Flamengo, na maioria dos jogos, foi exatamente a defesa. Dar espaço para ele falar nas coletivas, sendo que o treinador é um cara que veio de duas Copas do Mundo, era uma forçação de barra enorme. Não estou dizendo que ele não tem competência, mas que ainda está muito longe de ser o cara para treinar a defesa de um time com a história do Flamengo. Qual experiência ele tinha para um cargo de tamanha importância em um grande clube?
Dizer que o Tite é um péssimo treinador não é verdade, mas que o seu trabalho está parado no tempo, eu acho muito plausível. Taticamente, é a mesma coisa: sempre tenta algo esperado pelo adversário. Não arrisca nada de novo, deixa seu time lento, sem movimentação e com muitos toques laterais e para trás. O estilo Tite de jogar é o inverso do que se vê no futebol mundial de clubes e muito longe do de seleções. Criticar a sua demissão dizendo que só aconteceu porque foi feita sob pressão do torcedor rubro-negro e querer criar uma narrativa de que só no Flamengo é assim. Em todos os times do Brasil, principalmente pelos times de massa, acontece a mesma coisa.
O termômetro sempre foi o torcedor, porque ele é apaixonado pelo seu time e não pelo seu treinador, diretor ou presidente. As torcidas querem ver seus times vencerem, mas também apresentando, no mínimo, um futebol agradável de se ver. Os gritos da torcida contra o Tite pesaram para a sua demissão? Claro que sim, e isso é normal em todo lugar e continuará sendo. Não vence e ainda joga mal, será vaiado e xingado como sempre foi em todo lugar.
Finalizando, achei correta a demissão do Tite, porque estava claro que ele não estava mais conseguindo tirar nada de seus jogadores, além de ter o ambiente contra ele. A entrada do Felipe Luiz acalmará e criará um fato novo que irá motivar todos os jogadores, e a chance do Flamengo reagir neste final de temporada é grande. A reação que digo é de mostrar um futebol melhor, mais leve e tentar o título da Copa do Brasil. Mas a diretoria de futebol deveria sair junto com ele, principalmente o péssimo Marcos Braz.
57 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Carlos Borges
Bingo Casão! A sua análise foi no cerne da questão sobre a demissão do Tite. A motivação dos jogadores sob o comando dele estava próxima de zero. Acrescentaria em relação ao filho, que o Tite foi no mínimo imprudente ao viajar com a equipe reserva para jogar contra o Grêmio, dois dias fora do Rio, e deixar o comando do Flamengo à véspera de uma partida de alta relevância contra o Penharol. Isso tudo com a complacência da Diretoria. Espero que os sócios que votarão em dezembro deem cartão vermelho para essa Diretoria sob o comando de Landim, Marcos Braz e companhias. Haja paciência!!! Parabéns Casão! . Carlos Borges, Sócio Torcedor/DF.
Fernando Augusto da Fonseca Alecrim
Casão, você não acha estranho como o clube vem contratando treinadores com cláusulas de multa exorbitantes a favor deles e depois manda embora como se os cofres do clube fossem inesgotáveis? Não lhe parece que alguém no clube ganha junto com o técnico nessas demissões? Não sei se sou eu que sou paranóico, mas me parece que tem alguma coisa muito estranha nesse entra-e-sai daí. Os gestores do clube vêm se mostrando muito irresponsáveis com as finanças do Flamengo. Você não vê esse tipo de comportamento da diretoria em nenhum outro clube. Deve ter um grupo de pessoas ganhando alguma coisa a cada demissão dessas. Se não é isso que acontece, então é incompetência absoluta mesmo. Alguém deveria investigar isso daí.
Pedro Lucas
Pois bem! O que me causa espanto, é que entra técnico, sai técnico, e o Flamengo continua a patinar.... Apesar dos nomes este time não produz o que se espera dele. Elenco superestimado? Sinceramente, tenho dúvidas...