Ler resumo da notícia
Luis Zubeldía tem usado mal a base do São Paulo e perdeu uma chance de dar rodagem aos jovens no Campeonato Paulista?
No UOL News Esporte desta quinta (3), os colunistas Walter Casagrande e Arnaldo Ribeiro debateram e divergiram sobre a questão.
Casão: Zubeldía errou ao não colocar a garotada no Campeonato Paulista
O Zubeldía tem que começar a dar confiança para a base porque ele vai precisar disso. O elenco é curto e também não é tão qualificado. Sai o Lucas e sai o Oscar, você não vai encontrar no elenco de São Paulo dois jogadores com a experiência e com a qualidade técnica.
O Oscar, pela criatividade, pela dinâmica que ele dá no jogo, pela visão de jogo, inteligência futebolística. O Lucas, pela intensidade, pela agressividade que ele coloca na equipe. Não dá.
O erro do Zubeldía, nesse ano, foi não ter utilizado os principais jogadores da base no Paulista - era o campeonato para colocar a garotada para jogar. Era para colocar no Paulista e ele tinha que ter colocado, repousava os titulares e dava uma continuidade na preparação física, na força muscular dos jogadores.
Quando começa Brasileiro e Libertadores, aí você não vai usar pra dar experiência. Agora não, ele vai ter que usar a garotada pra jogar mesmo. É partida pesada, pegando o Galo no Mineirão. O Galo vai pra cima, vai tentar ganhar o jogo de qualquer jeito. Domingo é pedreira.
Vai ter que usar a base para jogar, para dar rendimento e resultado, não mais para dar rodagem. Nisso ele errou.
Casagrande
Arnaldo: Base não fez pré-temporada com Zubeldía por opção da diretoria
A base, esses principais jogadores todos que a gente está citando, eles não fizeram a pré-temporada com o Zubeldía, com o time profissional, porque a diretoria não quis. O Zubeldía queria levar para os Estados Unidos o Matheus, o Ferreira, o Ryan. A diretoria do São Paulo, e aí está a questão, nunca se expõe — nem o Casares, nem o Belmonte, nem o Muricy.
O plano e a questão da ascensão de jogadores da base profissional não é uma responsabilidade do Zubeldía, é uma responsabilidade da direção do São Paulo, que tem a mesma política há algum tempo desde que assumiu. O Muricy é o coordenador da Barra Funda e de Cotia, e o Muricy é um cara dos mais vitoriosos na história do São Paulo e que sempre teve uma parcimônia gigantesca com a base.
A base do São Paulo, em outubro do ano passado, estava no lixo, era lanterna do Brasileiro sub-20, uma confusão desgraçada, o Casares querendo mudar o comando, mudar a política, pensando em parceria. Tem a troca do técnico do sub-17 para o sub-20, o Allan Barcellos dá uma ajeitadinha e a base do São Paulo jogou dois meses, jogou a final da Copa do Brasil contra o Palmeiras, ganhando no Morumbi com a torcida, e jogou a Copinha porque a direção achava importante eles jogarem a Copinha.
E eles ganharam a Copinha, só que Copinha é jogo a cada 48 h. Quando começou o Paulista, os caras estavam no bagaço — o Hugo, melhor jogador do time, tinha rompido o cruzado, o Ferreira tinha jogado todas. Então, tinha que jogar no Paulista? Depende, eles não tinham feito a pré-temporada com o time profissional. Enquanto os caras estavam começando aos poucos, eles estavam arrebentados.
Se o São Paulo quisesse esses caras no Paulista, eles teriam que ter ido para os Estados Unidos fazer a pré-temporada. Provavelmente eles teriam jogado o Paulista.
Arnaldo Ribeiro
Casão: Corinthians não jogou nada sem Garro, não tem criatividade
O Corinthians jogou mal na derrota em casa para o Huracán na Sul-Americana e careceu de criatividade sem Rodrigo Garro, analisou o colunista Walter Casagrande.
Péssimo resultado e péssimo rendimento — péssimo jogo do Corinthians. Ontem, o time do Huracán contra o Corinthians não teve nem comparação.
O Corinthians, no segundo tempo, foi um nada. Nenhum chute perigoso, nenhuma chance clara, nenhuma confusão na área, nenhuma defesa espetacular do goleiro, nada.
Casagrande
Casão criticou a falta de criatividade do time de Ramón Díaz sem Garro.
Para o colunista, o time titular do Corinthians é forte, mas falta reposição à altura.
O Corinthians mostra que tem um time muito bom, mas não tem elenco. Você perde o Garro, ontem a criação foi zero, zero criatividade.
Garro não está lá, ninguém pensa o jogo, ninguém tenta uma jogada, uma enfiada de bola, ninguém chuta de fora da área, a bola parada também perde muito. O nível técnico cai e a inteligência futebolista cai.
Então, olha o peso que o Garro tem nesse time. Aí sai o Garro, não tem criatividade.
Casagrande
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
9 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
João Luís Nery
O time ganha e é assunto para casagrande, que deveria era comentar o vexame do corinthians em casa
José Paulo Seizim Matsuro
Não é que ele tem usado mal a base,simplesmente ele não a utiliza!
Paulo Rubens Atalla
Sem dúvida o elenco do São Paulo não é dos melhores em todas as posições, más o Técnico (Zubeldia) não utiliza a base porque não sabe treinar tecnica e taticamente um time ofensivo e ordenado em campo, onde os jogadores se complementam. Ele não tem competencia para treinar o elenco do São Paulo e, a Diretoria vem retarnando o inevitavel, que é trocar de tecnico.