Topo

Casagrande

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Começa o 2º turno do Brasileiro, e tenho meus palpites sobre os artilheiros

Calleri (São Paulo) e Cano (Fluminense): argentinos lideram a artilharia do Brasileiro - Colagem de fotos de Staff Images/CONMEBOL e Thiago Ribeiro/AGIF
Calleri (São Paulo) e Cano (Fluminense): argentinos lideram a artilharia do Brasileiro Imagem: Colagem de fotos de Staff Images/CONMEBOL e Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

30/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Hoje começa o segundo turno do Campeonato Brasileiro, e eu fiz uma análise da lista de artilheiros. Curiosamente, a artilharia do campeonato tem dois jogadores estrangeiros (argentinos) nas primeiras colocações: Cano, do Fluminense, lidera com 12 gols, seguido por Calleri, do São Paulo, que divide a vice-liderança com Pedro Raul, do Goiás, com 10 gols.

O interessante nessa disputa é que o São Paulo está em 10º lugar e o Goiás, em 14º. Isso mostra que mesmo com seus atacantes fazendo muitos gols, seus times não conseguem fazer um bom campeonato neste momento. Enquanto isso, os gols do Cano colaboraram, e muito, para o time do Fernando Diniz estar em terceiro lugar, lutando por uma vaga direta na Libertadores e, talvez, também pelo título brasileiro.

Também é muito interessante analisar os outros jogadores que aparecem na lista de artilharia. Por exemplo: Gustavo Gómez, o ótimo zagueiro do Palmeiras, já tem sete gols. Não acredito que ele lute para ser artilheiro, mas mostra que o time do Abel Ferreira tem diversas formas e jogadores para definir uma partida.

Vejo também a presença do Pedro, do Flamengo, de quem sou fã, com seis gols. Ele está chegando, e isso mostra que ele precisa ter uma sequência de jogos como titular, porque é super talentoso e sabe fazer gols como poucos.

Luciano, do São Paulo, parece estar se recuperando e já chegou a sete gols. Também é super importante para ele recuperar a confiança. Mas, mesmo com os seus dois atacantes fazendo 17 gols somados, o Tricolor paulista não consegue avançar na classificação. O que está faltando? O Rogério Ceni precisa descobrir por que o seu time faz muitos gols, mas também sofre muitos. Desse jeito, seus dois artilheiros não conseguirão resolver o problema.

Também quero destacar que, no meio de tantos jogadores importantes, está o garoto e ótimo centroavante Marcos Leonardo, do Santos, com sete gols. Sem dúvida, isso está ajudando o seu time a se distanciar do Z4. Sem os seus gols, o time, agora do Lisca, estaria numa situação muito crítica.

Existem outros tantos jogadores brigando pela artilharia neste momento do campeonato: Bissoli, do Avaí, com oito gols; Hulk, do Atlético-MG, que foi o artilheiro do ano passado e tem sete gols, junto com o Rony (Palmeiras), Mendoza (Ceará), Terans (Athletico-PR) e Erison (Botafogo); e também Róger Guedes (Corinthians) e Léo Gamalho (Coritiba) com seis.

Dando a minha opinião para os favoritos a artilheiro no final do Campeonato Brasileiro, deixo três nomes: Cano, Calleri e Pedro. Mas, claro, isso é só um palpite. Vamos ver o que acontecerá nas próximas 19 rodadas.

✌️❤️☮️