Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Na mira do Real e da Argentina para a Copa: quem é o novo craque do River

Volante do River, Enzo Fernández é apontado hoje como melhor jogador do Campeonato Argentino - Divulgação River Plate
Volante do River, Enzo Fernández é apontado hoje como melhor jogador do Campeonato Argentino Imagem: Divulgação River Plate

Colunista do UOL

14/03/2022 08h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O River Plate contratou sete jogadores para a temporada, mas quem se destaca mesmo é quem já estava lá. Estamos falando do "supervolante" Enzo Fernández, que brilhou na goleada por 4 a 0 sobre o Gimnasia y Esgrima de La Plata neste domingo (13). Enzo dominou os debates que invadiram a madrugada na Argentina, sendo apontado pelos comentaristas como o melhor jogador em atividade no país.

Ele tem 21 anos e está realmente fazendo muito bem tudo aquilo que caracteriza a qualidade de um jogador de sua posição. Corre, desarma e mais do que arma — dá "pinceladas", como definem os comentaristas argentinos. E outra qualidade sua é ir até a área rival para fazer gols. O primeiro ontem no Monumental de Núñez foi seu, de pênalti.

Com muita raça, talento e um gigante amor à camisa, há quem diga que Enzo Fernández (1,80 metro e 77 quilos) tem capacidade para integrar até a "Santíssima Trindade" dos Enzos no River — ao lado de Enzo Pérez, o atual capitão da equipe, que segue jogando muito bem, e Enzo Francescoli, o uruguaio que brilhou nas décadas de 1980 e 1990 e sobe facilmente no pódio dos grandes ídolos do clube em seus 121 anos de história.

enzo - Divulgação River Plate - Divulgação River Plate
Torcedor confesso do River, Enzo Fernández beija sempre o escudo ao comemorar seus gols
Imagem: Divulgação River Plate

Enzo Fernández é um torcedor confesso do River, e sua boa fase na equipe de Núñez é acompanhada de perto pela imprensa argentina, com muitas fotos suas antigas como torcedor no estádio ou comemorando os títulos no Obelisco, tradicional ponto de encontro dos fanáticos em Buenos Aires.

Que ele tenha trocado a festa como torcedor pelo protagonismo em campo é um prato cheio para os sentimentais argentinos, que não resistem a uma história de superação e de amor.

E é difícil que Enzo resista também a tamanho fervor.

Ontem, o Monumental de Núñez esteve de novo ultralotado, com mais de 80 mil pessoas, que se esgoelaram em uma catarse tipicamente portenha cantando a tradicional música "Este é o famoso River" — dos tempos de Alfredo Di Stéfano! —, algo certamente muito forte para um jovem de 21 anos que "sonha acordado" todos os dias.

'Made in Crespo'

O amor à camisa torna a história de Enzo Fernández ainda mais interessante por outro aspecto. Ele é, ainda por cima, um representante das badaladas "canteras" do River Plate, as mais fartas da América do Sul. Ele estreou no time principal com 19 anos, em março de 2020, mas sem espaço entre as feras de Marcelo Gallardo, foi emprestado ao Defensa y Justicia (clube que se firma como "sócio" informal do River cada vez mais).

No Defensa, Enzo conheceu o técnico Hernán Crespo, que também havia despontado como jogador no River. A parceria rendeu fruto imediato. O Defensa foi campeão da Sul-Americana de 2020 com Enzo brilhando e sendo titular absoluto, tanto que acabou sendo chamado por Gallardo de volta a Núñez.

No River desde junho de 2021, Enzo passou pela inevitável adaptação que os comandados de Gallardo atravessam. Depois de três meses de rodagem e de assimilar os avançados conceitos do treinador, ele cresceu em campo a ponto de ser um dos grandes nomes no título do último Campeonato Argentino, com desarmes, assistências e gols.

enzo - Divulgação AFA - Divulgação AFA
Enzo Fernández e Julián Álvarez em treino da seleção argentina
Imagem: Divulgação AFA

No Qatar

O nível de Enzo Fernández o coloca em dois destinos próximos que só não serão cumpridos por algo hoje muito fora da rota. Ele é tido na Espanha como reforço certo do Real Madrid, que já se empolga o comparando a Fernando Redondo (o exagero inclui até o inevitável trocadilho "Fernández Redondo").

A multa rescisória de Fernández é de 20 milhões de euros (R$ 111 milhões), e seu contrato com o River vai até 2025.

E é muito provável que Enzo integre também a lista de convocados da Argentina para a Copa do Mundo que será disputada no Qatar. Os volantes da azul e branca são titulares indiscutíveis, casos de Leandro Paredes (PSG) e Rodrigo De Paul (Atlético de Madri), mas os reservas brigam em igualdade de condições.

Guido Rodríguez até aqui leva vantagem pelas convocações anteriores, mas a capacidade atual de Enzo Fernández o coloca como presença certa no Mundial — já foi inclusive chamado pelo técnico Lionel Scaloni para as Eliminatórias ante Uruguai e Brasil, mas sem atuar.

Como anda o Campeonato Argentino

O Campeonato Argentino (versão Copa da Liga Profissional) está em sua sexta jornada de um total de 14 rodadas desta fase de grupos. Os 28 times são divididos em duas chaves de 14 equipes — o jogo a mais é a "rodada dos clássicos", a única com confronto entre equipes de grupos diferentes, exatamente neste final de semana.

No Grupo A, os quatro primeiros que hoje se classificariam para as quartas de final seriam, pela ordem: River Plate, Unión, Sarmiento e Defensa y Justicia. No B, Estudiantes, Colón, Boca Juniors e Tigre.

A próxima rodada perfila o explosivo River x Boca para o Monumental de Núñez às 19h (de Brasília) de domingo (20).