Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Como Palmeiras x Flamengo virou o maior clássico do Brasil

Domingo tem Palmeiras x Flamengo!

A maior rivalidade do Brasil não é Palmeiras x Flamengo. O rival palmeirense é o Corinthians, depois o São Paulo.

Do Flamengo, é o Vasco. Os rubro-negros mais antigos não gostam do Botafogo. Lembram-se dos 6 x 0, de 1972, mesmo vingados em 1981.

O Fla-Flu é mais importante na cidade do Rio de Janeiro do que enfrentar o Palmeiras.

Mas as conversas dos últimos dez anos fizeram com que Palmeiras x Flamengo se tornasse o clássico mais aguardado.

Também o mais perigoso, levando em conta que os jogos entre os quatro grandes de São Paulo têm torcida única e, no ano passado, uma falha de estratégia da Polícia Militar permitiu o homicídio da torcedora Gabriela Anelli, horas antes de Palmeiras x Flamengo, na rua Padre Antônio Tomaz, na zona oeste de São Paulo.

A rivalidade entre torcidas uniformizadas é antiga.

Nas ruas da cidade, não.

Em 1979, Flamengo 1 x 4 Palmeiras, no Maracanã, foi marcado por brigas de torcidas. Em 1983, a Mancha Verde nasceu com a missão auto-atribuída de acabar com a fama de "bunda mole" da torcida palmeirense. Não é possível determinar a data. Dessa época, conta-se que a torcida do Palmeiras emboscou as uniformizadas rubro-negras atirando uma banca de jornal sobre um ônibus que passava pela via Dutra.

Continua após a publicidade

Não se trata de um episódio registrado por câmeras, como a briga entre Mancha Verde e Máfia Azul no Parque Antarctica, 1988, quando os cruzeirenses provocavam os palmeirenses com os gritos de: "O Cléo morreu e a Mancha se fodeu!" Cléo Sóstenes havia sido assassinado dias antes, supostamente por integrantes da Gaviões da Fiel, num episódio jamais esclarecido e, portanto, sem possibilidade de atribuição definitiva aos corintianos.

Rivalidades não podem ser contadas por brigas de torcidas nem mortes de torcedores.

Daí que o grande rival do Flamengo é o Vasco, não o Palmeiras. O maior rival do Palmeiras é o Corinthians, não o Flamengo.

Há quinze anos, começou a tese de que o Brasil terá dois clubes hegemônicos, como na Espanha. Não há ainda esta certeza. Há dez anos, Corinthians, Fluminense e Cruzeiro revezavam-se nos títulos brasileiros, entre 2010 e 2015. Só os três venceram, assim como Palmeiras (3), Flamengo (2) e Atlético-MG (1) desde 2018.

O Brasil nunca teve dois times repetidos como campeão e vice de seu maior campeonato, por dois anos seguidos. Nunca, desde 1959. Mas, desde 2016, o Palmerias ganhou os campeonatos de 2016, 2018, 2022 e 2023, o Flamengo de 2019 e 2020. O Palmeiras ganhou as Copas do Brasil de 2015 e 2020, o Flamengo de 2022. Os dois se revezaram na Libertadores do Palmeiras (2020 e 2021) e do Flamengo (2019 e 2022).

Isso tudo reforçou a rivalidade esportiva. Desde que Abel Ferreira chegou, o Flamengo ganhou quatro vezes, o Palmeiras duas, houve quatro empates. O Palmeiras tem um técnico há quase quatro anos, período em que os rubro-negros tiveram sete treinadores em jogos contra os palmeirenses.

Continua após a publicidade

Das torcidas uniformizadas, existe desde 1979.

Na cidade, o rival do Palmeiras é o Corinthians. Do Flamengo, é o Vasco.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes