Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

As contradições da licitação do Maracanã

O Consórcio RNGD promete recorrer à Justiça para voltar ao processo de licitação do Maracanã.

Seu inconformismo se dá por duas razões. A mais grave é o vazamento da informação de sua desclassificação, antes da publicação no Diário Oficial.

A segunda, a eliminação pelo critério técnico, por não atender ao número mínimo de 25 jogos para alcançar pontuação.

À parte o consórcio que gerencia o Mané Garrincha não ter acordo com clubes, há clara vantagem no aspecto técnico para quem tem dois clubes, pela garantia de 25 partidas, como prevê o edital.

A eliminação do RNGD e a diminuição dos pontos do Vasco, com base também no argumento de que Brusque e Santos só poderiam jogar no Maracanã mediante autorização expressa de suas federações. A RNGD garantia a divisão de pelo menos 70 datas.

O Flamengo e o Fluminense têm a certeza dos 25 jogos, pelo cenário atual.

É possível que não tenham durante os vinte anos, levando em conta que os estaduais diminuirão de tamanho, que Libertadores e Copa do Brasil são torneios eliminatórios.

Neste ano, a soma de Fla (39) e Flu (38) pode superar os 70 sugeridos na proposta. Com a diminuição gradativa dos estaduais e com possibilidade de eliminações precoces em Libertadores e Copa do Brasil, poderá ser diferente daqui a dez anos.

Mais ainda se o Flamengo construir seu estádio no Gasômetro.

Continua após a publicidade

Nenhum clube pode garantir mais do que as 19 rodadas do Brasileirão, em uma década. Basta ver que o Corinthians não tem vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

É inegável que, agora, finalmente, o governo do Estado do Rio faz sua parte com o edital. Mas não parece haver concorrência absolutamente igual se a proposta técnica tem peso de 60% na nota global, a proposta financeira vale 40%.

Mas a técnica desclassifica.

Flamengo e Fluminense podem garantir 70 partidas hoje. O Vasco, só 19. O consórcio RNGD, menos ainda, mas apresentava garantias com Brusque e Santos. O ganhador da licitação administrará o estádio por 20 anos e, daqui a 10, ninguém tem nenhuma certeza.

O Flamengo pode jogar 70% de suas partidas no Gasômetro e o Vasco, em São Januário.

Melhor do que nada. Mesmo assim, não dá para confiar na palavra isenção no atual estágio de credibilidade do Palácio Guanabara.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes