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Lojistas preferem Puma a Adidas e Legea em licitação de camisa do Palmeiras

O Palmeiras sabe que o processo de licitação tem um aliado para a permanência da Puma: os lojistas.

No final do último período da Adidas, os proprietários de lojas que vendem camisas reclamavam da diminuição da margem de lucro, de 1,8% para 1,6%. Também se queixavam de que havia punição ao pedir diminuição de pedidos de entregas de camisas, de lojistas que consideravam não valer a pena vender com margem menor.

São registros de lojistas, que afirmam ter melhor relação com a Puma e, nos períodos de baixas vendas, conseguem dividir entregas em períodos diferentes do ano.

A Puma é fornecedora oficial do Palmeiras desde 2019 e disputa licitação com Adidas e Legea. Dentro do clube, diz-se que há outras marcas interessadas no processo licitatório.

O Palmeiras foi o primeiro clube do Brasil a utilizar a marca de um fornecedor de material esportivo em sua camisa. Aconteceu em 1977, ano da entrada da Adidas. Quase simultaneamente, o Internacional também passou a vestir camisas com a flor de lotus, símbolo da Adidas na década de 1970.

Nos primeiros meses do contrato com a Adidas, o Conselho Deliberativo palmeirense reuniu-se para proibir a introdução das três listras no ombro. Poucos meses depois a fornecedora alemã passou a entregar o material sem as três listras. Elas voltaram ao ombro em apenas um jogo, de 1987, e o modelo foi aposentado logo depois de derrota por 3 x 0 para o Corinthians. Em 1989, listras na parte frontal das mangas, só em um amistoso contra o Sevilla.

A Adidas foi fornecedora do Palmeiras entre 1977 e abril de 1993, quase todo o período da fila de títulos. Depois, o clube vestiu Rhumell entre 1993 e 1996, Reebok entre 1996 e 1999, novamente Rhumell até o rebaixamento, em 2002, Diadora entre 2003 e 2005. O clube conquistou os estaduais de 1993/1994/1996, os Brasileiros de 1993/1994 e o Rio-São Paulo de 1993 com Rhumell. Ganhou a Copa do Brasil e a Mercosul de 1998 com Reebok, que deixou de estampar sua marca nas semifinais da Libertadores de 1999, conquistada novamente com Rhumell.

A Adidas voltou a ser fornecedora oficial do Palmeiras entre 2006 e 2018. Com a marca das três listras estampada na camisa, o Palmeiras conquistou o Paulista de 2008, as Copas do Brasil de 2012 e 2015, os Brasileiros de 2016 e 2018. A Puma estampou as camisas campeãs paulistas de 2020, 2022 e 2023, brasileiros de 2022 e 2023, Libertadores de 2020 e 2021, Copa do Brasil de 2020, REcopa Sul-Americana de 2022, Supercopa do Brasil de 2023.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

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