Topo

Pole Position

Alfa Romeo é primeira equipe a revelar data de lançamento do carro de 2021

Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, durante GP de Abu Dhabi de 2020 da F1 - Anthonin Vincent/DPPI
Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, durante GP de Abu Dhabi de 2020 da F1 Imagem: Anthonin Vincent/DPPI

Colunista do UOL

20/01/2021 07h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Alfa Romeo, de Kimi Raikkonen e Antionio Giovinazzi, vai lançar o carro de 2021 da Fórmula 1 dia 22 de fevereiro, em uma apresentação na capital polonesa, Varsóvia. A opção pelo país do leste europeu tem a ver com a origem do patrocinador principal da equipe, a Orlen, uma petrolífera polonesa.

Assim, o time suíço foi o primeiro a revelar a data do lançamento, que será 18 dias antes do início dos testes de pré-temporada de Fórmula 1, que serão mais tarde do que o normal porque a temporada também começa depois, apenas dia 28 de março. Será, ainda, uma pré-temporada mais curta, de apenas três dias, uma vez que o regulamento fica praticamente estável em relação aos dois últimos anos.

Isso, inclusive, tem uma influência bastante incomum no nome do novo carro da Alfa Romeo, que se chamará C41, pulando um número em relação ao ano passado, em que a equipe correu com o C39. É uma consequência direta das mudanças que a F1 teve de fazer no regulamento por conta da pandemia: quando a adoção do projeto do novo carro da categoria foi alterada de 2021 para 2022, no primeiro semestre do ano passado, a Alfa Romeo já tinha iniciado o projeto do C40, e optou por não mudar seu nome. Então a Alfa corre com o C41 em 2021 e com o C40 em 2022. O desenvolvimento do C40, inclusive, só recomeçou em janeiro deste ano, seguindo as normas da federação para assegurar que as equipes desenvolvam o carro novo sob as regras de teto orçamentário, que entraram em vigor também a partir do início deste ano.

Em 2020, a Alfa Romeo foi a oitava colocada no campeonato, com oito pontos, uma enorme diferença para a sétima melhor equipe, que foi a AlphaTauri e que fez 107 pontos. Mesmo com o regulamento estável, o time de Raikkonen e Giovinazzi conta com uma atualização completa do motor Ferrari, que perdeu muito terreno em 2020, para tentar ao menos diminuir essa diferença.

Os lançamentos dos demais carros da Fórmula 1 devem ficar entre a última semana de fevereiro e o início de março. A pré-temporada será no Bahrein, entre os dias 12 de 14 de março. O país árabe também recebe a etapa de abertura do campeonato.