PUBLICIDADE
Topo

Pole Position

Alfa Romeo é primeira equipe a revelar data de lançamento do carro de 2021

Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, durante GP de Abu Dhabi de 2020 da F1 - Anthonin Vincent/DPPI
Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, durante GP de Abu Dhabi de 2020 da F1 Imagem: Anthonin Vincent/DPPI
Julianne Cerasoli

Fã de Fórmula 1 desde a infância, Julianne Cerasoli nasceu em Bragança Paulista (SP) e hoje vive em Londres (Inglaterra). Atua como jornalista desde 2004, tendo trabalhado com diversos tipos de mídia ao longo dos anos, sempre como repórter esportiva e com passagem como editora de esportes do jornal Correio Popular, em Campinas (SP). Cobrindo corridas in loco na Fórmula 1 desde 2011, começou pelo site especializado TotalRace e passou a colaborar para o UOL Esporte em 2015, e para sites e revistas internacionais. No rádio, é a repórter de Fórmula 1 da Sistema Bandeirantes de Rádio desde 2017, e também faz participações regulares no canal Boteco F1, o maior dedicado à categoria no YouTube. Em 2019, Julianne criou o projeto No Paddock da F1 com a Ju, na plataforma Catarse, em que busca aproximar os fãs da Fórmula 1 por meio de conteúdo on demand e podcast exclusivo com personagens da categoria. Neste espaço: Única cobertura in loco de toda a temporada da Fórmula 1 na mídia brasileira, com informações de bastidores, entrevistas exclusivas, análises técnicas e uma pitada de viagens.

Colunista do UOL

20/01/2021 07h06

A Alfa Romeo, de Kimi Raikkonen e Antionio Giovinazzi, vai lançar o carro de 2021 da Fórmula 1 dia 22 de fevereiro, em uma apresentação na capital polonesa, Varsóvia. A opção pelo país do leste europeu tem a ver com a origem do patrocinador principal da equipe, a Orlen, uma petrolífera polonesa.

Assim, o time suíço foi o primeiro a revelar a data do lançamento, que será 18 dias antes do início dos testes de pré-temporada de Fórmula 1, que serão mais tarde do que o normal porque a temporada também começa depois, apenas dia 28 de março. Será, ainda, uma pré-temporada mais curta, de apenas três dias, uma vez que o regulamento fica praticamente estável em relação aos dois últimos anos.

Isso, inclusive, tem uma influência bastante incomum no nome do novo carro da Alfa Romeo, que se chamará C41, pulando um número em relação ao ano passado, em que a equipe correu com o C39. É uma consequência direta das mudanças que a F1 teve de fazer no regulamento por conta da pandemia: quando a adoção do projeto do novo carro da categoria foi alterada de 2021 para 2022, no primeiro semestre do ano passado, a Alfa Romeo já tinha iniciado o projeto do C40, e optou por não mudar seu nome. Então a Alfa corre com o C41 em 2021 e com o C40 em 2022. O desenvolvimento do C40, inclusive, só recomeçou em janeiro deste ano, seguindo as normas da federação para assegurar que as equipes desenvolvam o carro novo sob as regras de teto orçamentário, que entraram em vigor também a partir do início deste ano.

Em 2020, a Alfa Romeo foi a oitava colocada no campeonato, com oito pontos, uma enorme diferença para a sétima melhor equipe, que foi a AlphaTauri e que fez 107 pontos. Mesmo com o regulamento estável, o time de Raikkonen e Giovinazzi conta com uma atualização completa do motor Ferrari, que perdeu muito terreno em 2020, para tentar ao menos diminuir essa diferença.

Os lançamentos dos demais carros da Fórmula 1 devem ficar entre a última semana de fevereiro e o início de março. A pré-temporada será no Bahrein, entre os dias 12 de 14 de março. O país árabe também recebe a etapa de abertura do campeonato.