Topo

Pole Position

George Russell, da Williams, será o substituto de Lewis Hamilton em Sakhir

George Russell ao lado do companheiro de Williams Nicholas Latifi - Williams/Divulgação
George Russell ao lado do companheiro de Williams Nicholas Latifi Imagem: Williams/Divulgação

Colunista do UOL

02/12/2020 04h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Mercedes anunciou que o britânico George Russell será o substituto de Lewis Hamilton no GP de Sakhir. O heptacampeão está com coronavírus e perderá pelo menos a etapa deste final de semana. Russell é piloto da Williams, que é parceira da Mercedes e o liberou. Em seu segundo ano na Fórmula 1 e andando com o carro mais fraco do grid, Russell ainda não pontuou na carreira, embora nunca tenha sido mais lento que seu companheiro de equipe - Robert Kubica ano passado e Nicholas Latifi neste ano - em classificações desde que estreou.

Aos 22 anos, ele pilotará o melhor carro do grid neste final de semana, ao lado de Valtteri Bottas, e se tornará apenas o quinto piloto diferente a andar com a Mercedes desde 2010, quando os alemães voltaram como equipe à F1. Em suas mídias sociais, o britânico disse que "poucas pessoas têm a sorte de pilotar na F1 todos os anos. E eu vou ter a chance de pilotar por dois times! Estou inacreditavelmente agradecido pela oportunidade dada pela Williams e Mercedes."

"Primeiramente, gostaria de agradecer enormemente a Williams por me dar essa oportunidade. Posso estar usando um macacão diferente neste final de semana, mas sou um piloto da Williams e estarei torcendo para minha equipe a todo momento. Vejo isso como uma grande oportunidade para aprender com o melhor time do grid no momento e voltarei como um piloto melhor, com mais energia e experiência para empurrar a Williams mais para cima do grid. E agradeço também à Mercedes por colocarem sua fé em mim. Obviamente, ninguém pode substituir Lewis, mas vou dar meu melhor para a equipe em sua ausência, desde o momento em que eu subir no carro. O mais importante é desejar a ele uma rápida recuperação. Realmente estou animado com essa oportunidade e mal posso esperar para entrar na pista."

Membro do programa de jovens pilotos da Mercedes, Russell foi campeão da Fórmula 2, categoria de acesso da F1, derrotando Lando Norris, hoje na McLaren, e Alex Albon, da Red Bull, na ocasião. Ele é considerado um dos grandes talentos da nova geração, e tem demonstrado muita força nas classificações, embora tenha cometido alguns erros nos domingos. O pior deles foi bater sozinho atrás do Safety Car, com pneus frios, durante o GP da Emilia Romagna.

Outro britânico vai substituir Russell na Williams

A estreia de Russell na Mercedes vai fazer com que outro britânico, Jack Aitken, tenha sua chance na Williams. O piloto de 25 anos, que está na Fórmula 2, era o reserva natural da equipe, e tem ascendência coreana e britânica. "Estou empolgadíssimo por ter a oportunidade de fazer minha estreia com a Williams neste final de semana e estou extremamente contente por George ter essa chance também! Ter minha chance de ajudar a equipe a tentar pontuar é algo extremamente satisfatório, para dizer o mínimo. Quero desejar a Lewis que se recupere rapidamente, e boa sorte ao George por ter a chance de pilotar para a Mercedes neste final de semana."

Hamilton pode não voltar para Abu Dhabi

No anúncio, a Mercedes informou que vai anunciar sua dupla para a última corrida do ano, O GP de Abu Dhabi, que será disputado já no final de semana seguinte, com o GP dia 13 de dezembro, nos próximos dias. Lewis Hamilton vinha sendo testado rotineiramente, assim como todos os pilotos, e todos os seus resultados foram negativos até o desta segunda-feira, que ele decidiu fazer depois que acordou com sintomas leves de coronavírus. Segundo as regras do Bahrein, ele tem de respeitar 10 dias de isolamento até que possa viajar para Abu Dhabi. E, para voltar ao paddock, ele precisa apresentar um teste negativo até a outra sexta-feira, dia 11 de dezembro.

"Estou devastado", disse o piloto inglês nesta terça-feira, usando seu Instagram. "Desde que a temporada começou, em junho, eu e minha equipe temos tomado todas as precauções possíveis e temos seguido as regras em todos os lugares em que estivemos para ficarmos seguros. Infelizmente, mesmo depois de ter testado negativo três vezes na semana passada, acordei ontem (segunda-feira) de manhã com sintomas leves e pedi outro teste, que deu positivo. Coloquei-me imediatamente em isolamento por 10 dias."

Hamilton disse que sente muito por não poder correr neste final de semana. "Tenho muita sorte por estar me sentindo bem, só com sintomas leves, e vou fazer o máximo para continuar em forma e saudável. Nunca dá para ser cauteloso demais. Vivemos momentos de preocupações para todos e precisamos nos certificar de que estamos cuidando de nós e um do outro. Permaneçam com pensamento positivo."