Topo

Pole Position

Bottas bate Verstappen e Hamilton em briga difícil pela pole do GP de Eifel

Colunista do UOL

10/10/2020 11h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Valtteri Bottas é o pole position do Grande Prêmio de Eifel de Fórmula 1. Após uma briga apertada com Max Verstappen, da Red Bull, e o companheiro Lewis Hamilton, o finlandês fez o melhor tempo da última etapa da classificação e manteve a hegemonia da Mercedes na temporada. O inglês ficou com o segundo posto e o holandês com o terceiro.

"Claro que eu posso vencer amanhã. Só espero ter uma boa largada e vamos daí em diante", afirmou Bottas logo depois de conquistar o primeiro lugar.

A disputa deste treino classificatório foi um pouco diferente do que estamos acostumados a ver durante toda essa temporada, porque Max Verstappen ficou sempre na cola das Mercedes de Lewis Hamilton e Valtteri Bottas. Nos segundos finais do treino classificatório, o holandês da Red Bull liderava, até que Bottas o superou.

"Estou um pouco desapontado, mas não tinha aderência na última volta. Mas esse é um circuito complicado e pode ser uma corrida interessante", declarou Verstappen.

Os pilotos foram para a classificação após terem feito apenas uma sessão de treinos livres, depois que todas as atividades de sexta-feira foram canceladas devido à neblina, que impedia que o helicóptero médico levantasse voo. Mas ninguém foi para a definição do grid com menos experiência do que Nico Hulkenberg.

Depois de ter substituído Sergio Perez nos GPs da Grã-Bretanha e dos 70 Anos em agosto, ele novamente foi chamado às pressas para andar pela Racing Point, desta vez entrando no lugar de Lance Stroll, que acordou com um mal-estar neste sábado. O alemão se preparava para comentar a corrida pela TV alemã quando foi chamado poucas horas antes da classificação, e não passou da última colocação no grid.

A única sessão de treino livre do final de semana foi liderada pela maior parte do tempo por Max Verstappen, da Red Bull, mas no final as Mercedes apertaram o ritmo e Valtteri Bottas fez o melhor tempo, com 1min26s225, e Lewis Hamilton foi o segundo, a 136 milésimos do companheiro.

A largada será no domingo (11), às 9h10 (de Brasília), e terá transmissões da TV Globo e da rádio BandNews FM. A 11ª etapa do campeonato da Fórmula 1 será disputada em Nurburgring, na Alemanha, e recebe o nome de GP de Eifel, nome dado à região de montanhas que cobre parte do oeste da Alemanha e avança pelos territórios belga e de Luxemburgo. A pista não recebe a categoria desde 2013, e foi um dos circuitos integrados ao calendário devido aos cancelamentos decorrentes do coronavírus.

É a segunda chance de Lewis Hamilton igualar as 91 vitórias de Michael Schumacher, recorde histórico da categoria. E o grande adversário do inglês, que domina a temporada, promete ser o clima: frio, com temperaturas próximas dos 10ºC, e chuva, devem marcar o final de semana.

Q1

Com Hulkenberg entrando no carro pouco antes de a classificação começar e sem qualquer preparação anterior, não era esperado que o alemão conseguisse um bom desempenho, o que gerou a expectativa entre os pilotos de Haas, Alfa Romeo e Williams para ver quem conseguiria passar para a segunda parte da classificação, já que dificilmente o alemão conseguiria um tempo bom o suficiente, mesmo com a Racing Point.

De fato, com Hulkenberg em último, pela primeira vez o italiano Antonio Giovinazzi, que tem sua vaga seriamente ameaçada para a próxima temporada, conseguiu passar para o Q2 pela primeira vez no ano. O francês Romain Grosjean, que esteve no pódio na última vez em que a F1 correu em Nurburgring, em 2013, vai largar em 16º com a Haas, enquanto seu companheiro Kevin Magnussen, também conseguiu uma vaga entre os 15 primeiros. George Russell e Nicholas Latifi, da Williams, vão dividir a penúltima fila, e Kimi Raikkonen vai largar ao lado de Hulkenberg na última fila, na corrida em que se tornará o piloto com o maior número de largadas na história da F1.

Eliminados no Q1:
16º Romain Grosjean (FRA/Haas) - 1min27s552
17º George Russell (ING/Williams) - 1min27s564
18º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - 1min27s812
19º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) - 1min27s817
20º Nico Hulkenberg (ALE/Racing Point) - 1min28s021

Q2

Na segunda parte da classificação, quando os pilotos que vão largar nas 10 primeiras colocações definem com qual composto de pneu vão largar, e as duas Mercedes, as duas Ferrari e Daniel Ricciardo, da Renault, foram à pista com os médios. Era uma decisão difícil a ser tomada, devido à pouca informação a respeito dos pneus depois que só uma das quatro horas programadas inicialmente para os treinos livres pôde ser feita.

Apenas Hamilton conseguiu ser veloz logo de cara, o que fez Bottas ter de voltar à pista com os pneus macios para evitar a eliminação no Q2. O mesmo aconteceu com as Ferraris e Ricciardo, já que a estratégia de passar com o médio não funcionou. Mas o mais surpreendente foi ver Hamilton também voltando, embora tivesse feito o segundo melhor tempo com o médio, e melhorando sua marca com o macio. Assim, todos se comprometeram a começar a prova com a mesma estratégia.

Restou definir os eliminados na segunda parte da classificação. As AlphaTauri pareciam estar mais lentas, assim como Magnussen e Giovinazzi, e não parecia ter chances de entrar no top 10. A briga, então, era entre as Ferrari, as Renault e as McLaren. Com o cronômetro zerado, Vettel não conseguiu melhorar e foi eliminado pela sétima corrida consecutiva, ficando com a 11ª colocação. Ele vai largar ao lado de Pierre Gasly, Kvyat, Giovinazzi e Magnussen ficaram com as 13ª, 14ª e 15ª colocações.

Q3

Logo no início do Q3, Verstappen fez o melhor tempo em sua primeira tentativa. Bottas e Hamilton ficaram logo atrás e deixaram a os minutos finais do treino classificatório em aberto.

A menos de dois minutos para o encerramento, os carros voltaram à pista. Lewis Hamilton foi o primeiro a fazer o melhor tempo, mas logo Max Verstappen tomou à frente até que nos últimos segundos Bottas conseguiu bater os adversários e ficou com a pole do grid de largada.

Confira a grid de largada para o GP de Eifel:

1º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - 1min25s269
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
3º Max Verstappen (HOL/Red Bull)
4º Charles Leclerc (MON/Ferrari)
5º Alex Albon - (TAI/Red Bull)
6º Daniel Ricciardo (AUS/Renault)
7º Esteban Ocon (FRA/Renault)
8º Lando Norris (ING/McLaren)
9º Sergio Perez (MEX/Racing Point)
10º Carlos Sainz (ESP/McLaren1º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - 1min25s269
Eliminados no Q2
11º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 1min26s738
12º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) - 1min26s776
13º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri) - 1min26s848
14º Kevin Magnussen (DIN/Haas) - 1min26s936
15º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) - 1min27s125
Eliminados no Q1:
16º Romain Grosjean (FRA/Haas) - 1min27s552
17º George Russell (ING/Williams) - 1min27s564
18º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - 1min27s812
19º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) - 1min27s817
20º Nico Hulkenberg (ALE/Racing Point) - 1min28s021