Topo

Pole Position

Neblina impede realização dos treinos em pista que F1 não visita há 7 anos

Neblina impediu que treinos livres fossem realizados nesta sexta-feira - FIA Pool
Neblina impediu que treinos livres fossem realizados nesta sexta-feira Imagem: FIA Pool

Colunista do UOL

09/10/2020 11h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os dois treinos livres para o GP de Eifel, em Nurburgring, não tiveram carro na pista devido à neblina que encobriu o circuito localizado no oeste da Alemanha. Apesar da chuva e do frio de cerca de 10ºC, o que impediu que os carros fossem à pista foi a névoa, uma vez que o helicóptero médico não tinha condições de levantar voo. As regras dizem que, caso não haja um hospital que fique a no máximo 20 minutos de ambulância do circuito, os carros só podem ir à pista se o helicóptero tiver teto para voar do circuito para o hospital.

Como não há previsão de melhora das condições, a Federação Internacional de Automobilismo busca alternativas para permitir que as sessões de sábado e domingo não sejam comprometidas. Mas o direitor de prova, Michael Masi, não deu detalhes. O hospital mais próximo fica a 27 minutos, de carro, da pista de Nurburgring.

Isso frustrou os fãs que enfrentaram o frio e a chuva em Nurburgring especialmente para ver Mick Schumacher em ação. O filho de Michael Schumacher e líder da Fórmula 2 tinha sua estreia em uma sessão oficial de treinos livres programada para esta sexta-feira. Ele já testou carros de F1 em duas oportunidades - em um teste coletivo no Bahrein em 2019 e, na semana passada, andou com uma Ferrari de 2018. Porém, este seria seu primeiro treino livre. O mesmo estava previsto para o vice-líder da Fórmula 2, o britânico Callum Ilott, que andaria pela Haas. Os dois pilotos fazem parte da academia de jovens da Ferrari.

Dificilmente os dois jovens terão outra chance antes da etapa final do campeonato, em Abu Dhabi, já que a F1 agora tem uma sequência de provas em pistas nas quais tem pouca ou nenhuma experiência recente: a próxima etapa é em Portimão (Portugal), onde a categoria nunca correu. Depois, vai para Imola, onde não haverá treinos livres na sexta-feira. E na etapa seguinte, na Turquia, a última corrida foi em 2011. E, depois disso, serão feitas duas corridas no Bahein, onde Schumacher e Ilott estarão ocupados com a decisão do título da Fórmula 2.

O fato de a sessão não ter carros na pista nesta sexta-feira também afeta a preparação das equipes em uma pista que não é usada pela Fórmula 1 desde 2013. Especialmente equipes que estão levando a Nurburgring pacotes de mudanças, como McLaren e Ferrari, saem prejudicadas.

Há ainda mais uma sessão de treinos livres programada para ser realizada a partir das 7h da manhã do sábado, pelo horário de Brasília, o que seria a única chance de as equipes voltarem a andar em Nurburgring antes da classificação, que está marcada para começar às 10h. O problema é que as condições climáticas não devem mudar radicalmente ao longo do final de semana, com inclusive a possibilidade de queda nas temperaturas especialmente no domingo.