Topo

Pole Position

Sem neblina, Bottas lidera único treino no GP de Eifel; Stroll vira dúvida

Mercedes se prepara para entrar na pista em Nurburgring -  Steve Etherington/Divulgação
Mercedes se prepara para entrar na pista em Nurburgring Imagem: Steve Etherington/Divulgação

Colunista do UOL

10/10/2020 08h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os carros da Fórmula 1 finalmente conseguiram ir para a pista no circuito de Nurburgring, da Alemanha, no que seria a última oportunidade de acertar os carros antes da classificação, que começa às 10h da manhã pelo horário de Brasília, mas acabou se tornando o único treino livre do final de semana. A sessão foi liderada pela maior parte do tempo por Max Verstappen, da Red Bull, mas no final as Mercedes apertaram o ritmo e Valtteri Bottas fez o melhor tempo, com 1min26s225, e Lewis Hamilton foi o segundo, a 136 milésimos do companheiro.

Verstappen acabou errando em sua última simulação de classificação, e não mostrou tudo o que a Red Bull pode fazer. Com isso, Charles Leclerc colocou a Ferrari em terceiro, a 456 milésimos de Bottas. Verstappen foi o quarto e Vettel, um dos pilotos que rodaram na sessão, foi o terceiro. A dupla da Williams, George Russell e Nicholas Latifi, também escapou da pista, mas ninguém chegou a bater no muro.

15º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - +2s013

Plano B para evitar novos cancelamentos

O cancelamento das atividades na sexta-feira foi devido à neblina, que impediu que as sessões programadas para a sexta-feira fossem realizadas. Isso ocorreu porque o helicóptero médico não podia levantar voo. Para o restante do final de semana, a Federação Internacional de Automobilismo adotou a saída de posicionar o heliponto a 3km do circuito, fazendo com que o trajeto total até o hospital usado para atendimentos de casos graves pudesse ser feito, ainda assim, em menos de 20 minutos ficando, portanto, dentro das regras da categoria.

Neste sábado, o céu amanheceu aberto, com sol, ainda que a temperatura ambiente não tenha chegado aos 9ºC. Isso gera problemas para aquecer os pneus e também em sua durabilidade, e problemas incomuns: Lando Norris, da McLaren, pediu uma meia extra para os mecânicos durante o treino.

Tendo corrido em Nurburgring pela última vez em 2013 com a F1, em uma das pistas que foram adicionadas ao calendário devido ao coronavírus, os pilotos aproveitaram bastante a sessão, ainda que ela provavelmente vá ser mais significativa para a classificação do que para a corrida, uma vez que é previsto que chova no domingo.

Stroll é dúvida

O único piloto que não foi para a pista foi Lance Stroll. O canadense acordou se sentindo mal, e sua condição de saúde será checada nas duas horas entre o treino livre e a classificação para determinar se ele tem condições de correr. Caso ele não participe da decisão do grid de largada, não deve poder correr, a não ser que lhe seja dada uma autorização especial.

Da última vez que a Racing Point teve que substituir um piloto - já que Sergio Perez foi infectado com coronavírus - o escolhido foi Nico Hulkenberg. O alemão está presente na pista de Nurburgring, originalmente para trabalhar como comentarista na TV alemã, e estaria pronto para assumir o cockpit novamente.

Confira a classificação do 3º treino livre do GP de Eifel
Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - 1min26s225
1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - +0s136
3º Charles Leclerc (MON/Ferrari) - +0s456
4º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - +0s671
5º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - +0s813
Lando Norris (ING/McLaren) - +0s942
7º Sergio Perez (MEX/Racing Point) - +1s020
8º Daniel Ricciardo (AUS/Renault) - +1s167
9º Alex Albon - (TAI/Red Bull) +1s224
10º Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri) - +1s303
11º Esteban Ocon (FRA/Renault) - +1s409
12º Daniil Kvyat (RUS/AlphaTauri) - +1s570
13º Carlos Sainz (ESP/McLaren) - +1s699
14º Kimi Raikkonen (FIN/Alfa Romeo) - +1s731
15º Romain Grosjean (FRA/Haas) - +1s890
16º Kevin Magnussen (DIN/Haas) - +2s068
17º George Russell (ING/Williams) - +2s118
18º Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo) - +2s145
19º Nicholas Latifi (CAN/Williams) - +2s716
20º Lance Stroll - (CAN/Racing Point) sem tempo