Topo

Pole Position

Pole na Áustria, Bottas se surpreende com sua Mercedes: "Impressionante"

Valtteri Bottas cumprimenta Lewis Hamilton após o treino de classificação na Áustria - Leonhard Foeger/Pool via Getty Images
Valtteri Bottas cumprimenta Lewis Hamilton após o treino de classificação na Áustria Imagem: Leonhard Foeger/Pool via Getty Images

Colunista do UOL

04/07/2020 11h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O finlandês Valtteri Bottas surpreendeu e conquistou a pole position do GP da Áustria mesmo depois de ter sido superado pelo companheiro Lewis Hamilton em todos os treinos livres. O piloto da Mercedes conseguiu um tempo apenas 12 milésimos mais rápido que o hexacampeão do mundo e, na última volta lançada, já com o cronômetro zerado, escapou da pista e acabou atrapalhando a volta do companheiro, que não conseguiu superá-lo. A largada para o GP da Áustria será às 10h10 da manhã deste domingo.

"A sensação é ótima, disse Bottas. "A classificação é um momento muito especial porque você força o carro até o limite. Estou me preparando para isso faz muito tempo e a sensação é ótima. Foi um grande trabalho da equipe, parece que estamos muito bem."

Hamilton admitiu que foi atrapalhado pela escapada do companheiro, mas não reclamou do ocorrido. "Vi que havia muita poeira na curva 4 e não sabia para onde o carro estava indo, e depois vi que Valtteri estava voltando para a pista. Isso afetou a última volta e ele manteve a primeira posição."

Ambos os pilotos fizeram questão de destacar o grande trabalho de sua equipe. Em uma pista na qual não teve resultados tão expressivos nos últimos dois anos, a Mercedes foi mais de meio segundo mais rápida que o rival mais próximo, a Red Bull de Max Verstappen. Isso, na pista com menor tempo de volta do campeonato.

"Foi apenas a primeira classificação do ano, mas estou impressionado com a diferença. É obviamente um carro muito bom de pilotar. Estou muito feliz, mas o que importante é a corrida", lembrou Bottas.

No domingo, Verstappen larga com pneus médios, mais resistentes, e pode incomodar os líderes.

Ainda assim, Hamilton explicou por que considera que a Mercedes, que pode se tornar a única equipe a ganhar sete títulos seguidos na F1 neste ano, é tão boa. "Foi um grande trabalho do Valtteri e é uma grande maneira de começar o ano. Acho que mostramos, ano após ano, que somos os melhores. Acho que é porque nossa equipe tem a mente aberta, os caras nunca deixam de admitir que podem estar errados e, com isso, sempre estamos aprendendo e podemos forçar os limites. Não tem política na equipe. É um time unido e é por isso que continuamos tão bem. Isso não é comum."