Topo

Pole Position

Verstappen aposta em estratégia diferente e diz não ter "nada a perder"

Max Verstappen, da Red Bull, durante sessão sem público na Áustria - Getty Images/Red Bull
Max Verstappen, da Red Bull, durante sessão sem público na Áustria Imagem: Getty Images/Red Bull

Colunista do UOL

04/07/2020 11h36

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Vencedor das últimas duas edições do GP da Áustria, Max Verstappen sequer ameaçou as Mercedes na classificação para a primeira corrida do ano. Mas acredita que a escolha de uma estratégia diferente pode colocá-lo de volta na pista na corrida que tem largada às 10h10 da manhã deste domingo.

O holandês obteve a terceira posição no grid, que tem Valtteri Bottas em primeiro e Lewis Hamilton em segundo. Mas a diferença de tempo para os dois superou meio segundo, algo bastante considerável para uma volta tão curta como a do circuito da Áustria. Mesmo assim, ele aposta na estratégia de largar com um pneu mais durável para reverter esse quadro.

"Estou feliz primeiramente pela terceira posição e por estar largando com um pneu diferente. Estará mais quente amanhã, então acho que isso pode acabar sendo uma vantagem para a gente. Na classificação, claramente a Mercedes estava em outro nível, mas veremos o que podemos fazer na corrida", disse Verstappen.

A opção pela estratégia diferente foi feita na segunda parte da classificação, quando ele fez sua melhor volta usando o composto médio, que é teoricamente mais lento, porém mais durável. A regra determina que os pilotos do top 10 têm de largar com o pneu com que fizeram essa parte da classificação. Os pilotos da Mercedes optaram pelos pneus macios.

"Ano passado, também não fomos tão bem na classificação", lembrou Verstappen, que largou em terceiro para vencer em 2019. "Então espero que sejamos melhores na corrida novamente. E sou o único com essa estratégia diferente. Não temos nada a perder. Vamos tornar a vida deles o mais difícil possível."