Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comitê Paralímpico apresenta novas marcas para ampliar investimento privado

Inimigos Imparáveis, série do CPB - Divulgação
Inimigos Imparáveis, série do CPB Imagem: Divulgação

31/08/2022 04h00

O Comitê Paralímpico Brasileiro apresenta, nesta quarta-feira (31), dois projetos comerciais ligados à entidade. Um é o "escudo de identificação oficial das delegações brasileiras em missões esportivas internacionais", que ganhou o nome de Brasil Paralímpico. Outro, é uma série de animação, Paramigos Imparáveis, que aborda aspectos do universo PCD, mas é destinada a todos os públicos.

O escudo de identificação é uma marca que equivale ao que, no movimento olímpico, o COB chama de Time Brasil. De acordo com o CPB, o escudo é uma variação da marca institucional da entidade, lançada no começo do ano, e também remete à energia do movimento, à pluralidade do povo brasileiro e à força do paradesporto.

A ideia é transformar a marca em um ativo comercial do CPB, que fará a apresentação dela em uma grande feira de licenciamento em São Paulo.

"Desde os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, o Brasil tem se mantido no top 10 mundial. A evolução é notória, mas temos a ambição de melhorar nas próximas edições. Para isso, criamos mais este projeto inovador no mercado e buscarmos novos investimentos tanto para a base quanto para o alto rendimento. Dentro desta ideia, é essencial comercializarmos produtos licenciados e expandirmos as marcas do CPB", diz o presidente da entidade, Mizael Conrado.

No mesmo evento, o CPB vai apresentar o "Paramingos Imparáveis", série animada que, segundo o comitê, "abordará a inclusão social de pessoas com deficiências por meio de personagens tipicamente brasileiros que têm o desafio de proteger o planeta da destruição". Entre os personagens da série, que terá primeira temporada em 2023, estão uma criança cadeirante, um morcego cego, um lobo guará amputado e uma onça com prótese.

O objetivo da produção é, de acordo com a empresa responsável pela criação, a XGuides, atender as famílias que querem transmitir uma visão inclusiva da sociedade para seus filhos. A série também pretende "empoderar as crianças da nova geração em idade pré-escolar mostrando, de maneira lúdica, que por maior que seja o desafio a ser enfrentado, independente de quem elas sejam e das suas condições, a motivação as faz começar, mas é o equilíbrio, com atitude resiliente e o trabalho em equipe, que torna possível a conquista."