Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Após superar Cielo, romeno fica a 0s01 da 'melhor prova da vida' de Phelps

O nadador romeno David Popovici, de 17 anos - Vasile Mihai/Getty
O nadador romeno David Popovici, de 17 anos Imagem: Vasile Mihai/Getty

15/08/2022 14h11

Dois dias depois de bater o recorde mundial de Cesar Cielo nos 100m livre, o romeno David Popovici mostrou nesta segunda-feira (15) que é forte candidato a se tornar o maior nadador da história. Aos 17 anos, ele estabeleceu a terceira melhor marca de todos os tempos nos 200m livre, 1min42s97, para vencer também esta prova no Campeonato Europeu que está sendo disputado em Roma, na Itália.

A marca é só 0s01 pior do que o tempo que deu a Michael Phelps o ouro olímpico nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, naquela que o norte-americano, maior nome da história da natação, classifica como tendo sido a melhor apresentação da sua carreira. "Eu estava na melhor forma possível", afirmou Phelps em entrevista recente.

A comparação ajuda a entender o tamanho do feito e do potencial de Popovici, que apareceu para o mundo ao vencer o Campeonato Europeu Júnior no ano passado. O romeno tem apenas 17 anos em um esporte onde o auge físico acontece depois dos 20 anos. Cielo tinha 21 quando estabeleceu o recorde mundial dos 50m e dos 100m livre, e Phelps tinha 23 em Pequim-2008, na melhor fase da carreira.

Com a diferença, relevante, que Cielo e Phelps estabeleceram suas melhores marcas no auge também dos chamados trajes tecnológicos, que davam tanto ganho de tempo aos nadadores que foram proibidos a partir de 2010. Desde então o mundo da natação tabela, paralelamente aos recordes mundiais, as melhores marcas "sem traje", tamanha a dificuldade de se superar aqueles tempos feitos em 2008 e 2009.

O tempo de hoje de Popovici nos 200m livre é o melhor da história sem traje. Considerando todas as performances, é a terceira do ranking histórico, perdendo para o recorde do alemão Paul Bidermann (1min42s00), feito exatamente nesta piscina de Roma, e para o ouro de Phelps em Pequim (1min42s96).