Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Prefeitura do Rio renova e COB fica no Maria Lenk pelos próximos 26 anos

CT do Time Brasil no Maria Lenk - Rafael Bello/COB
CT do Time Brasil no Maria Lenk Imagem: Rafael Bello/COB

11/08/2022 18h50

A prefeitura do Rio de Janeiro e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) acertaram nesta sexta-feira (11) a renovação da concessão do Parque Aquático Maria Lenk por mais 20 anos além dos 20 do acordo inicial. Isso significa que o novo contrato assegura ao COB o direito de utilizar o espaço, onde mantém seu centro de treinamentos, até 2048, pelos próximos 26 anos.

Há um mês, o Olhar Olímpico entrevistou Paes e questionou sobre a possibilidade de renovação, uma vez que o COB vinha adiando as reformas necessárias para levar sua sede administrativa para o espaço sob a alegação de que não tinha segurança jurídica de que permaneceria no Maria Lenk. O prefeito mostrou-se surpreso.

"Está renovada a concessão pelo tempo que eles desejarem. A última vez que estive com o presidente do COB, eu disse: fique o tempo que você desejar. Eles têm todas as autorizações da prefeitura para o que desejarem", assegurou o prefeito na entrevista.

Hoje o contrato foi renovado de forma "célere", segundo o presidente do COB, Paulo Wanderley. "Essa é uma conquista muito importante para todo o movimento olímpico brasileiro. Somos muito gratos ao prefeito Eduardo Paes, que conduziu o processo com atenção, celeridade e foi muito ágil. Essa extensão assinada hoje garante muitos ciclos para o esporte brasileiro. Queremos sempre melhorar e hoje foi um passo importante", comentou o cartola, em declaração publicada no site do COB.

Como as proprietárias do prédio onde o COB tem sua sede administrativa pediram o imóvel de volta, o comitê está se mudando para outro edifício comercial, também na Barra, mais perto do Parque Olímpico. O COB já tem cronograma para executar diversas reformas no Maria Lenk, mas que ainda não seriam suficientes para levar toda a estrutura administrativa do comitê para o espaço que, afinal, é um parque aquático.

No parque aquático treinam diariamente equipes de natação como a que faz parte Ana Marcela Cunha, alguns dos principais atletas brasileiros do nado sincronizado e dos saltos ornamentais. O COB também mantém no espaço uma estrutura de academia e de laboratório para diversos tipos de exames, e que é utilizado por atletas de diversas modalidades. Em breve, no entorno do parque será construída uma área para treinamento de tiro com arco.

Sem a sede administrativa da avenida das Américas e com o sucesso do CT Time Brasil, a tendência é o COB levar mais atividades para o Maria Lenk nos próximos anos. Segundo o comitê, um plano de trabalho neste sentido foi apresentado à prefeitura para a renovação.

"Para o Rio de Janeiro é um orgulho ter a sede do Comitê Olímpico do Brasil na cidade. Quando renovamos a cessão de uma arena do município para a permanência do COB até 2048, temos uma certeza boa, de saber que o COB estará aqui até 2048. Em 2048 a gente renova de novo", disse Paes.