Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

CBAt convoca para a Olimpíada atleta suspensa por doping

Fernanda Martins se protege da chuva, que atrapalhou o lançamento de disco na Rio-2016 - A. Hassenstein/Getty Images
Fernanda Martins se protege da chuva, que atrapalhou o lançamento de disco na Rio-2016 Imagem: A. Hassenstein/Getty Images

01/07/2021 16h13

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou para a Olimpíada, no início da tarde de hoje (1), uma atleta que já estava suspensa por doping. Fernanda Raquel Martins do lançamento do disco, aparece desde as 11h de hoje na lista de suspensão por doping da AIU (Athletics Integrity Unit), órgão independente que cuida do combate ao doping no atletismo.

Ela testou positivo para Ostarine, uma droga usualmente para aumento da massa muscular, em teste antidoping realizado no dia 21 de maio. Depois disso, ela não participou mais de competições e ficou fora, por exemplo, do Troféu Brasil.

Fernanda Raquel Martins fez o índice olímpico no lançamento do disco durante uma competição em Chula Vista, nos Estados Unidos, em abril, quando lançou 64,21m. Suspensa provisoriamente, ela fica impedida de disputar a Olimpíada. A CBAt alega que não havia recebido nenhuma comunicação sobre a suspensão até o momento da convocação, ainda que a informação tenha sido divulgada pelas redes sociais da AIU.

Curiosamente, Fernanda fez pirraça quando a rival interna dela, Andressa de Morais, foi pega no doping nos Jogos Pan-Americanos de Lima, e perdeu a medalha de prata conquistada na competição. Fernanda, que foi bronze, acabou promovida ao segundo lugar. Andressa pegou um ano e quatro meses de suspensão, com pena retroativa a agosto de 2019, e por isso poderá participar normalmente dos Jogos Olímpicos do Rio.

Recentemente outro atleta das provas de lançamentos do atletismo brasileiro foi pego no doping. Wagner Domingos, o Montanha, recordista sul-americano do martelo, caiu no doping em exame colhido em 24 de abril, em Bragança Paulista (SP), e foi suspenso pelo órgão antidoping brasileiro. Ele foi finalista olímpico na Rio-2016.