PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Diretor da prefeitura, Tiago Camilo assume como técnico do Pinheiros

Tiago Camilo - Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Tiago Camilo Imagem: Divulgação/Prefeitura de São Paulo
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

15/02/2021 20h06

Duas vezes medalhista olímpico, Tiago Camilo é o novo treinador chefe da equipe do Pinheiros e vai comandar cinco dos 10 brasileiros melhor posicionados no ranking mundial. O nome dele era dado como certo no Pinheiros desde o começo da semana passada e foi confirmado pelo clube ao Olhar Olímpico na sexta, dia em que foi apresentado aos judocas. Esta é a primeira experiência do ex-judoca, de 38 anos, no cargo de treinador de uma equipe profissional.

Há dois meses e meio, desde o final de novembro, Tiago Camilo é diretor do Departamento de Gestão do Esporte de Alto Rendimento na prefeitura de São Paulo. Na prática, o cargo é conhecido como "diretor do Centro Olímpico", o que significa que Tiago é responsável por tudo que é relativo ao esporte de alto rendimento na prefeitura de São Paulo.

A prefeitura diz que não foi avisada por Tiago Camilo de que ele agora também é técnico do Pinheiros e afirmou que ele continua no cargo. O Pinheiros não sabe dizer se seu treinador será exclusivo. Tiago Camilo não respondeu às perguntas enviadas pela reportagem. Hoje, ele participou de um evento da prefeitura pela manhã e seguiu para dar treino no Pinheiros.

Tiago vai ocupar o cargo que era de Douglas Vieira, medalhista de prata em Los Angeles em 1984, que ocupava o posto de treinador principal do Pinheiros desde 2015. Ele foi o primeiro judoca do país a disputar uma final olímpica.

No Pinheiros, foi treinador de Tiago Camilo quando o medalhista de prata de Sydney-2000 tinha apenas 18 anos. Em 2008, já em uma categoria acima, Camilo foi bronze —já com outro treinador.

Tiago Camilo será assistido pelo seu ex-companheiro Leandro Guilheiro, também medalhista olímpico, que se aposentou no final do ano passado e vai trabalhar oficialmente como consultor. Outro atleta da geração dos dois, Luciano Corrêa chegou a ser treinador do Minas Tênis Clube no ano passado, mas mudou-se para a Bélgica com a esposa, a ex-nadadora Joanna Maranhão, e nesta semana está atuando como auxiliar técnico da seleção brasileira que vai disputar um Grand Slam em Israel.