Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ginástica volta atrás, cancela Copas do Mundo e realoca vagas olímpicas

Simone Biles, durante apresentação no Mundial de ginástica artística - Ricardo Bufolin/ Panamerica Press/ CBG
Simone Biles, durante apresentação no Mundial de ginástica artística Imagem: Ricardo Bufolin/ Panamerica Press/ CBG

11/02/2021 12h46

A Federação Internacional de Ginástica (FIG), que havia anunciado que pretendia executar o calendário tradicional da modalidade, como se o mundo não estivesse vivendo uma pandemia, voltou atrás. Ontem (10), informou o cancelamento das etapas de Copa do Mundo de ginástica artística que valeriam como qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A ideia inicial era realizar quatro etapas de Copa do Mundo no individual geral (em que os atletas se apresentam obrigatoriamente em todos os aparelhos), premiando três países no masculino e outros três no feminino com vagas olímpicas. Essas competições deveriam ter acontecido entre março e abril de 2020, mas só a de Milwaukee (EUA) foi realizada antes de o mundo parar por causa do coronavírus.

No começo deste ano, a FIG anunciou que realizaria as etapas de Stuttgart (Alemanha), Birmingham (Inglaterra) e Tóquio até maio, apesar de todas as dificuldades logísticas, que acabaram prevalecendo. Ontem, admitindo que o aumento das proibições de entrada na Europa reduziu drasticamente a capacidade de atletas estrangeiros de participarem de eventos no continente, a FIG cancelou as competições na Alemanha e na Inglaterra.

Assim, também cancelou a Copa do Mundo como torneio qualificatório. A Copa do Mundo de Tóquio segue mantida para o início de maio, como evento-teste da Olimpíada, mas sem valer vaga nos Jogos. Com a seletiva abortada, a FIG decidiu alocar novas vagas olímpicas para os três primeiros colocados da fase de classificação da competição por equipes do Mundial de 2019: Rússia, China e Japão no masculino, Rússia, EUA e China no feminino.

Até o momento, das 98 vagas na ginástica artística masculina, 82 já foram atribuídas. No feminino são 84. As restantes serão disputadas na Copa do Mundo por aparelhos, que tem uma última etapa programada para 10 a 13 de março em Doha (Qatar), e nos campeonatos continentais. O Pan-Americano, que seria nos Estados Unidos, vai acontecer no Brasil, em local ainda incerto.

O Brasil conquistou vaga por equipes no masculino e ainda sonha com a classificação de mais um ginasta pelo Pan, provavelmente Diogo Soares. No feminino só Flávia Saraiva tem vaga. Uma segunda atleta deverá tentar vaga pelo Pan, com Rebeca Andrade como favorita.