Topo

Olhar Olímpico

Jogos Abertos do Interior são cancelados pela 2ª vez em mais de 80 anos

Abertura dos Jogos Abertos do Interior de 2019 - Divulgação
Abertura dos Jogos Abertos do Interior de 2019 Imagem: Divulgação

10/08/2020 17h17

A pandemia do coronavírus cancelou a edição 2020 do mais tradicional torneio amador poliesportivo do país, os Jogos Abertos do Interior de São Paulo. A decisão foi confirmada nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Esporte do Governo de São Paulo. Também estão cancelados os Jogos Regionais, etapa classificatória para os Jogos Abertos. A pasta estudava organizar os Regionais em setembro e, depois, os Jogos Abertos em dezembro, em Sorocaba.

Esta é apenas a segunda vez na história que a competição, tradicional no interior de São Paulo, é cancelada. Criado em 1936 pelo lendário Baby Barioni, o torneio só havia sido cancelado antes em 1989, quando o estado teve uma prolongada greve de professores. As escolas públicas costumam ser utilizadas como alojamento.

O cancelamento da edição 2020 era esperado, mas o anúncio oficial agora pode causar um efeito dominó no esporte paulista. Muitas prefeituras apoiam equipes em troca da participação delas nos Jogos Regionais/Abertos representando a cidade. Esse apoio costuma ser intensificado em ano eleitoral, como 2020. Agora, com a certeza de que os torneios não acontecerão este ano, aumenta a possibilidade de contratos serem cortados.

Outros dois estados que têm Jogos Abertos importantes, Santa Catarina e Paraná, seguem mantendo a edição 2020. Em Santa Catarina o evento está previsto para Jaraguá do Sul, em dezembro. Em ambos os estados também há apoio contínuo a equipes e atletas com a participação nos Jogos Abertos como contrapartida.

Em 2020 o governo estadual estrearia um novo formato dos Jogos Regionais/Abertos, tido como prejudicial à formação de atletas. As competições há muito tempo são realizadas em duas categorias: sub-20 e adulto, mas em fevereiro foi anunciado que este ano os torneios seriam unificados no adulto. Só no ano passado mais de 11 mil atletas de menos de 20 anos competiram.

Em outras medida para reduzir custos, também foi abolido o sistema de primeira e segunda divisões, que havia se tornado padrão nos Jogos Regionais - era uma forma de equipes amadoras escaparem de enfrentarem times profissionais. A cidade de São José dos Campos é a atual tricampeã. No ano passado, foi seguida de São Bernardo do Campo e Santos.

Os Jogos Abertos de 2020 estavam marcados para acontecer em Sorocaba, onde o ginásio mais moderno, a Arena Sorocaba, segue sendo utilizada como hospital de campanha. Tanto que o Magnus, time de futsal da cidade, está reformando um ginásio em Votorantim para jogar a Liga Futsal.