Topo

Olhar Olímpico

Ajinomoto expande programa de patrocínio e chega a 34 atletas

Atletas do Time Ajinomoto - Divulgação
Atletas do Time Ajinomoto Imagem: Divulgação

30/07/2020 19h41

A Ajinomoto anunciou nesta quinta-feira (30) a expansão do "Time Ajinomoto", programa de patrocínio voltado a atletas de nível olímpico e paraolímpico. Doze novos atletas foram integrados à equipe, que agora passa a ter 34 nomes, muitos dos quais tende a se classificar para os Jogos de Tóquio, adiados para o ano que vem.

Depois de diversas confederações se envolverem em escândalos de corrupção nos últimos anos, virou tendência no Brasil o modelo de patrocínio direto de empresas privadas a um grupo de atletas. No ciclo olímpico passado, Nissan e Petrobras apostaram nesse modelo, mantendo a aposta por Tóquio. A Ajinomoto, empresa japonesa que é uma das patrocinadoras do evento e tem tradição de patrocínio ao esporte no Japão, também foi por esse caminho. Recentemente, ganhou a companhia da construtora MRV.

A Ajinomoto, do ramo de alimentos, não informa quanto investe no Projeto Vitória, nem quanto recebe cada um dos atletas. Apenas que fornece suporte nutricional a todos eles, com produtos da marca. Entre os principais nomes do Time Ajinomoto estão, desde o ano passado, Arthur Nory, da ginástica artística, Rafael Silva (Baby), do judô, Rosângela Santos, do atletismo. Valéria Kumizaki, do karatê e Ana Marcela Cunha, da maratona aquática. Todos tiveram seus contratos renovados em maio.

Assim como na lista anunciada no ano passado, boa parte dos novos integrantes, anunciados hoje, representam o Esporte Clube Pinheiros, casos de Larissa Pimenta, Gabriela Chibana e Willian Lima, do judô, Valdilene Santos e Andreia Hessel, do atletismo. Também foram anunciados seis atletas paraolímpicos, entre eles a judoca Alana Maldonado, a mesa-tenista Bruna Alexandre o velocista Alan Fonteles.