Topo

Olhar Olímpico

Netinho é primeiro brasileiro classificado para Tóquio no taekwondo

Edival Marques, o Netinho, celebra vitória na final da categoria até 68kg do taekwondo do Pan - Jonne Roriz/COB
Edival Marques, o Netinho, celebra vitória na final da categoria até 68kg do taekwondo do Pan Imagem: Jonne Roriz/COB

11/03/2020 19h00

Edival Marques, conhecido como Netinho, é o primeiro brasileiro classificado para a Olimpíada no Taekwondo. Medalhista de ouro na Olimpíada da Juventude de 2014 e campeão mundial júnior naquele mesmo ano, o paraibano conseguiu a vaga em Tóquio ao chegar à final da categoria até 68kg no Pré-Olímpico das Américas, que está sendo disputado na Costa Rica. Em cada categoria há duas vagas em jogo.

O taekwondo vem de cinco medalhas no último Mundial e é uma das grandes esperanças do Brasil na próxima Olimpíada, mas não conseguiu classificar nenhum atleta aos Jogos pelo ranking mundial, que distribuiu seis vagas por categoria de peso. Pelas regras internacionais, exceto quando classifica mais lutadores pelo ranking, cada país só pode ter quatro atletas na Olimpíada.

Precisando fazer escolhas, a comissão técnica da CBTKd optou por não convocar Maicon Siqueira, bronze na Olimpíada, para disputar o Pré-Olímpico, escolhendo Netinho e Icaro Miguel, que luta amanha na categoria até 80kg. No Pan de Lima, Netinho foi ouro e Netinho prata. Paulo Ricardo Melo, bronze tanto no Pan quanto no Mundial, também foi preterido.

No feminino o Brasil será representado amanhã por Talisca Reis (até 59kg), namorada de Netinho e prata no Pan, e por Milena Titoneli, que venceu o Pan na categoria até 67kg. As duas, assim como Icaro Miguel, são cabeças de chave número 1.