Topo

Olhar Olímpico

Handebol de areia quer ser incluído na Olimpíada de Paris

Jogador da seleção brasileira de beach handball - Divulgação/IHF
Jogador da seleção brasileira de beach handball Imagem: Divulgação/IHF

11/03/2020 11h11

A Federação Internacional de Handebol (IHF) fez um pedido formal ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que o handebol de areia, internacionalmente conhecido como "beach handball", seja incluído no programa dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris (França). Como o handebol já é olímpico, o processo é mais simples, por se tratar da inclusão uma nova "prova" para um esporte que já é olímpico, não de uma nova modalidade.

Em nota, a IHF informou que entregou a solicitação no dia 11 de fevereiro, pedindo uma competição com oito equipes masculinas e oito femininas, em um total de 128 atletas - 64 de cada gênero. As competições seriam disputadas em dois grupos de quatro equipes, quartas de final, semifinal e final, em um total de 48 jogos, disputados ao longo de seis dias.

Não seria a estreia do beach handball nos Jogos Olímpicos, porém. Em 2018, na Olimpíada da Juventude, disputada na Argentina, o handebol optou, juntamente com o COI, por ter um torneio de areia, não de quadra. O torneio foi considerado um sucesso, emulando o clima sempre elogiado das arenas de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos.

O COI tem buscado tornar o programa olímpico mais interessante para os jovens. Por isso incluiu escalada esportiva, skate, surfe, basquete 3x3 e BMX Freestyle no programa da Olimpíada de Tóquio e terá o breakdance, a outra modalidade estreante em Buenos Aires-2018, nos Jogos de Paris. TAmbém já é certo que, na vela, a Olimpíada francesa terá a estreia da classe kitesurf (ou kiteboarding).