Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Protegido por Neymar, Mbappé adota estilo provocador e irrita adversários

Neymar e Kylian Mbappé comemoram gol do PSG sobre o Angers -  Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images
Neymar e Kylian Mbappé comemoram gol do PSG sobre o Angers Imagem: Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images

João Henrique Marques

Colunista do UOL

23/09/2021 09h55

Ao empurrar o goleiro Alexandre Oukidja para evitar atrito com Kylian Mbappé durante a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Metz, Neymar deu mais uma mostra de sua postura de proteção ao astro francês. No momento em que críticas ao comportamento provocador do camisa 7 em campo aparecem, é o brasileiro que atua como escudo.

Contra o Metz, dois episódios mostraram a faceta provocadora de Mbappé. Primeiro, ele tentou um gol por cobertura em jogada em que ele deveria devolver a bola ao goleiro Oukidja por questão de fair play.

Veja o lance no vídeo abaixo:

O segundo episódio aconteceu já no minuto final do jogo. Após Achraf Hakimi marcar o gol da vitória do PSG, Mbappé passou em frente a Oukidja com gritos que irritaram o goleiro. Neymar entrou em ação para proteger o colega. Assista abaixo:

"Falou muito o jogo todo. E com certeza disse algumas palavras provocativas ao nosso goleiro", disse Matthieu Udol, zagueiro do Metz. Treinador da equipe derrotada, Frédéric Antonetti adotou discurso semelhante.

"Mbappé, eu amo esse jogador, mas ele tem que se comportar de forma diferente se quiser ser amado. Ele se beneficiaria sendo mais humilde", declarou o treinador.

Há algum tempo, Neymar tem recebido críticas com relação ao comportamento de Mbappé em campo. Segundo apurou o UOL Esporte, Gerard Piqué, zagueiro do Barcelona, foi um dos jogadores que mostraram insatisfação com o francês em conversas com o brasileiro.

O atrito do zagueiro com Mbappé foi na goleada do PSG por 4 a 1 sobre o Barcelona em março, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Na ocasião, o francês ameaçou Jordi Alba, do clube catalão, ao dizer em espanhol "na rua eu te mato". Piqué, irritado, tomou as cores do colega iniciou discussão com o atacante.

Neymar tenta contornar a situação dizendo que Mbappé é humilde no vestiário do PSG. As críticas que ele escuta em relação ao comportamento provocativo do francês em campo também já foram direcionadas ao brasileiro.

No PSG, Neymar trata Mbappé como um dos seus maiores amigos. Os dois constantemente trocam elogios, e não há relatos de guerra de egos entre eles no clube.

"Quando ganhei a Copa do Mundo, eu disse ao Neymar: Não sei se posso sentar na mesma mesa que você, pois serei candidato ao Bola de Ouro e você não. Mas te prometo que não quero ocupar o seu lugar", disse Mbappé, em recente entrevista à revista americana Esquire.