Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Pelo mundo: goleiros voltam, Vitor Roque perde chance e lateral é campeão

A rodada das principais ligas nacionais do mundo no fim de semana teve intensa participação de jogadores brasileiros. Apesar das ausências de três titulares do ataque da seleção — Vini Jr, Rodrygo e Raphinha foram poupados para a Champions League —, os atletas do país brilharam com defesas, gols, assistências e até com um título histórico. No Barcelona, Vitor Roque teve a chance de ser titular com a ausência de Lewandowski, mas foi pouco acionado.

Ederson e Alisson voltam após lesões

Dois principais goleiros do futebol brasileiro nos últimos anos, Ederson e Alisson voltaram a campo no fim de semana que bagunçou a classificação do Campeonato Inglês; os dois estavam machucados e ficaram fora dos amistosos da seleção contra Inglaterra e Espanha.

No sábado, o goleiro do Manchester City jogou pela primeira vez desde 10 de março, na goleada por 5 a 1 sobre o Luton Town. Alisson, por sua vez, retornou ao gol do Liverpool após 70 dias e viu o clube ser surpreendido em casa pelo Crystal Palace, que venceu por 1 a 0.

Gabriel Jesus fez bom primeiro tempo, mas o Arsenal acabou derrotado
Gabriel Jesus fez bom primeiro tempo, mas o Arsenal acabou derrotado Imagem: Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images

Trio vê Arsenal perder liderança

A vitória do Manchester City e a derrota do Liverpool deixaram para o Arsenal a tarefa de vencer o Aston Villa para manter a liderança da Premier League. Mas o time dos três Gabriéis — Magalhães, Jesus e Martinelli — foi derrotado por 2 a 0 e viu o rival terminar a rodada com dois pontos de vantagem: 73 e 71.

Magalhães e Jesus foram titulares. O zagueiro não esteve bem, como toda a defesa do clube londrino. O atacante, por sua vez, fez boas jogadas no primeiro tempo, incluindo a melhor do Arsenal em todo o jogo: um cruzamento para Trossard, que parou no pé salvador do goleiro Dibu Martínez.

Pelo Aston Villa, o único brasileiro em campo foi o zagueiro Diego Carlos, que teve boa atuação contra um dos melhores ataques da Europa. Douglas Luiz, um dos destaques do Villa na temporada, cumpriu suspensão por acúmulo de cartões.

Andreas Pereira marcou dois gols na vitória do Fulham
Andreas Pereira marcou dois gols na vitória do Fulham Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Mais gols e assistência na Premier League

Longe da disputa pela liderança, a rodada da Premier League também teve brasileiros brilhando. O Fulham venceu o West Ham por 2 a 0, com dois gols de Andreas Pereira, no duelo de meias convocados por Dorival Júnior — Lucas Paquetá jogou toda a partida pelos Hammers.

Continua após a publicidade

O empate por 2 a 2 entre Nottingham Forest e Wolverhampton também teve um toque brasileiro. Matheus Cunha voltou a marcar após voltar de lesão e fez os dois dos Wolves; o volante Danilo, ex-Palmeiras, fez o segundo gol do Forest.

Destaque também para Bruno Guimarães na goleada do Newcastle sobre o Tottenham, por 4 a 0. O meio-campista deu uma assistência para Alexander Isak marcar o terceiro gol do time do norte inglês. Pelo Tottenham, Emerson Royal entrou no segundo tempo; Richarlison, com uma lesão no joelho, não foi relacionado.

Tchouaméni comemora gol do Real Madrid; Vini começou no banco
Tchouaméni comemora gol do Real Madrid; Vini começou no banco Imagem: Jaime Reina/AFP

Vini no banco, Rodrygo poupado

O Real Madrid poupou meio time para enfrentar o Mallorca, de olho no duelo contra o Manchester City pelas quartas de final da Champions League. A equipe de Carlo Ancelotti venceu por 1 a 0, com gol de Tchouaméni.

Entre os brasileiros, Vini Jr. foi quem mais ficou em campo: ele substituiu Brahim Díaz aos 18min da segunda etapa; Rodrygo, poupado para se recuperar de uma pancada, não foi nem relacionado. Éder Militão, ainda sem ritmo após recuperar-se da lesão mais grave da carreira, entrou aos 45 da segunda etapa e jogou os acréscimos.

Continua após a publicidade
Vitor Roque teve a chance como titular, mas a bola não chegou
Vitor Roque teve a chance como titular, mas a bola não chegou Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Vitor Roque é titular, mas não brilha

Em sua segunda partida como titular do Barcelona — a primeira como centroavante — Vitor Roque não brilhou. O brasileiro recebeu pouco a bola e não conseguiu se destacar na vitória por 1 a 0 sobre o Cádiz, alcançada com um golaço de João Félix.

Raphinha, melhor em campo e autor de dois gols nos 3 a 2 diante do PSG, foi poupado para o jogo da volta da Champions League e começou na reserva. O ponta entrou aos 35min do segundo tempo, no lugar de Fermin López.

Lateral Arthur comemorou o título do Leverkusen nas redes sociais
Lateral Arthur comemorou o título do Leverkusen nas redes sociais Imagem: Reprodução/Instagram

Lateral comemora título histórico

O lateral-direito Arthur Augusto tornou-se campeão alemão no domingo, com a goleada do Bayer Leverkusen por 5 a 1 sobre o Werder Bremen. Ex-jogador do América-MG, Arthur sofreu uma lesão no tendão da coxa direita, e acabou perdendo grande parte da campanha.

Continua após a publicidade

Ele voltou a ser relacionado na Bundesliga justamente no jogo do título, e comemorou nas redes sociais. A conquista foi a primeira do Bayer Leverkusen no Campeonato Alemão; foi, também, a primeira de Arthur, de 20 anos, como profissional.

Gabriel Sara comemora a vitoria do Norwich pela Championship
Gabriel Sara comemora a vitoria do Norwich pela Championship Imagem: Divulgação/Norwich FC

Ex-São Paulo brilha na Inglaterra

Gabriel Sara, ex-São Paulo, fez mais uma grande partida pelo Norwich, que briga para disputar a Premier League na temporada 2024-25. O meio-campista marcou o gol da vitória por 1 a 0, fora de casa, contra o Preston North End, no sábado.

Com o resultado, o Norwich termina a rodada na sexta posição, muito perto de uma vaga no playoff de acesso. Sara, com 12 gols e 11 assistências, é um dos melhores jogadores de todo o torneio; ele foi escolhido para o time ideal da temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes