Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Decadência? Brasileiros decidiram todos os jogos das quartas da Champions

A teoria de que o futebol brasileiro está decadente teve um choque de realidade após os jogos de ida das quartas de final da Champions League. Jogadores do país tiveram atuação decisiva nas quatro partidas, com gols, assistências e até uma atuação digna de melhor em campo.

Rodrygo e Vini comandam ataque do Real Madrid

O empate por 3 a 3 entre Real Madrid e Manchester City, no Santiago Bernabéu, já nasceu clássico. Um dos grandes jogos da Champions nos últimos anos teve participação decisiva dos brasileiros do ataque merengue: foi Vini Jr. quem começou a jogada do gol marcado por Rodrygo, o segundo do espanhóis.

No terceiro gol, Vini achou novamente o passe perfeito, para a conclusão de Federico Valverde. Uma atuação decisiva, apesar dos gols perdidos, que poderiam ter mudado o rumo do duelo.

Gabriel Jesus, em ação pelo Arsenal contra o Bayern de Munique
Gabriel Jesus, em ação pelo Arsenal contra o Bayern de Munique Imagem: Stuart MacFarlane/Arsenal FC via Getty Images

Arsenal empata em jogada de Jesus

Se no Bernabéu os atacantes brasileiros brilharam, no Emirates, em Londres, não foi diferente: o Arsenal só conseguiu sair de campo com um empate (2 a 2) contra o Bayern de Munique por causa de Gabriel Jesus.

O brasileiro entrou em campo aos 22 do segundo tempo e fez uma ótima jogada, driblando dois adversários antes de tocar para o belga Leandro Trossard, que marcou o segundo gol dos Gunners e manteve as chances de classificação.

Lucas Beraldo (PSG) e Raphinha (Barcelona) em ação na Liga dos Campeões
Lucas Beraldo (PSG) e Raphinha (Barcelona) em ação na Liga dos Campeões Imagem: Alex Pantling/Getty Images

Raphinha desencanta e é melhor em campo

Quando entrou em campo no Parc des Princes, na quarta-feira (10), Raphinha nunca havia marcado um gol com o Barcelona na Champions League. Ao sair do estádio, duas horas depois, ele tinha marcado dois na vitória do clube catalão por 3 a 2 sobre o PSG.

Continua após a publicidade

A melhor partida de Raphinha no Barcelona pode marcar uma nova era para o brasileiro no clube. Em Paris, ele encontrou o amigo Ronaldinho Gaúcho antes da partida. Talvez inspirado pelo ex-camisa 10 do Barça, ele mostrou oportunismo no primeiro gol e muita qualidade técnica no segundo.

Quando saiu do campo, substituído aos 30 do segundo tempo, foi aplaudido pelos torcedores catalães que estavam no estádio. Vitor Roque, outro brasileiro do Barcelona, não foi usado pelo técnico Xavi.

Samuel Lino, do Atlético de Madri, marcou o primeiro contra o Dortmund
Samuel Lino, do Atlético de Madri, marcou o primeiro contra o Dortmund Imagem: Guillermo Martinez/Getty

Lino marca na vitória do Atlético de Madrid

O Atlético de Madrid venceu o Borussia Dortmund por 2 a 1, segurou o ímpeto dos alemães no final do jogo e leva um bom resultado para a partida de volta, na Alemanha. O resultado também teve participação brasileira: o ala Samuel Lino marcou o segundo gol da equipe espanhola.

O gol foi o terceiro de Lino nesta edição da Champions League. Com mais três assistências, ele é o jogador de defesa com mais participações em gol no torneio nesta temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes