Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mesmo com Messi assegurado, PSG ainda quer evitar ida Mbappé ao Real Madrid

João Henrique Marques

Colunista do UOL

09/08/2021 04h00

Para o Paris Saint-Germain, assegurar a vinda de Lionel Messi foi tarefa relativamente simples após seu desligamento do Barcelona. O que o clube francês trata nos bastidores como negociação delicada é a renovação contratual de Kylian Mbappé. O discurso interno ainda é o de máximo esforço para a continuidade do francês, evitando sua ida ao Real Madrid.

Mbappé tem contrato com o PSG até julho de 2022. A recusa em prorrogar o vínculo até o momento gera a impressão de que sua transferência ao Real Madrid será gratuita na próxima temporada. No entanto, há na cúpula do clube francês até mesmo garantia de que isso não vai acontecer mesmo com a vinda de Messi.

A contratação de Messi pelo PSG já estava articulada há um ano, quando o argentino se esforçava para sair do Barcelona. Foi nesse período que o clube francês se aproximou do entorno de Mbappé com a garantia da formação do trio com Neymar e Messi. Agora, com a promessa assegurada, a expectativa dos dirigentes é de que o atacante francês esteja empolgado e, ao menos, pensativo com relação a sua renovação.

O PSG garante ter espaço na folha salarial para dar aumento considerável a Mbappé sem agredir o Fair Play Financeiro da UEFA mesmo assinando contrato longo com Messi e tendo também recentemente realizado a renovação do vínculo de Neymar.

Os planos de Mbappé

Kylian Mbappé tem planejado passar parte da carreira no Real Madrid. E a decisão de ficar no PSG por mais uma temporada foi tomada sem rebeldia mesmo diante da recusa do clube francês em o vender para o Real Madrid imediatamente. O temor atual do atacante é de que uma renovação a longo prazo o impeça de transferir-se para o clube merengue quando quiser.

No mercado do futebol, o PSG tem fama de segurar seus jogadores com contratos longos e volumosos pagamentos salariais. A proposta de renovação para Mbappé é de contrato no mínimo até 2025, algo que não agrada o francês.

Mbappé ainda luta para costurar um acordo em que tenha garantias de flexibilidade em caso de propostas que o agradem. Seu sonho de infância é de ser jogador do Real Madrid, colocando como algo secundário a opção por atuar em um clube gigante do futebol inglês.

No entorno de Mbappé, o discurso de satisfação em ficar no PSG até a Copa do Mundo de 2022 é utilizado. No entanto, o problema é que a renovação por somente mais um ano de contrato está fora de cogitação nos bastidores do clube francês - a Copa do Mundo será realizada em dezembro de 2022.

Por fim, o atacante francês Mbappé quer deixar o PSG de forma pacífica. Por isso, a possibilidade de sair gratuitamente ao fim do vínculo era desconsiderada, mas passou a ser trabalhada como provável pela falta de flexibilidade na negociação com o Real Madrid.