Futebol pelo mundo

Futebol pelo mundo

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasileiros pelo mundo: campeões na Espanha e Holanda, milagre e homenagem

A rodada do fim de semana coroou mais três campeões nas maiores ligas do futebol europeu: Real Madrid, PSV e Sporting comemoraram os títulos de Espanha, Holanda e Portugal — todos eles com um toque brasileiro.

Para além dos títulos, o futebol europeu também produziu boas histórias envolvendo jogadores do país: uma, de classificação inédita para a Champions League; outra, de homenagem a um jogador que viu seu time ganhar o título enquanto se recuperava de uma grave lesão.

Eder Militão disputa bola com Chris Ramos na partida Real Madrid x Cádiz
Eder Militão disputa bola com Chris Ramos na partida Real Madrid x Cádiz Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Real Madrid é campeão com reservas e letra de Vini

Pensando no duelo contra o Bayern de Munique, pela Champions League, o Real Madrid levou a campo um time misto para enfrentar o Cádiz, no sábado (4). A vitória por 3 a 0 foi construída no segundo tempo e, com a derrota do Barcelona para o Girona, logo depois, o clube merengue comemorou o título da Liga Espanhola.

Entre os brasileiros, apenas Éder Militão foi titular. O zagueiro vem recuperando o ritmo de jogo após uma grave lesão no joelho e pode ganhar uma chance como titular contra o Bayern, no Santiago Bernabéu. Rodrygo, que vem sofrendo com sobrecarga nesta reta final de temporada, ficou no banco. Vini Jr. começou na reserva, mas entrou na segunda etapa e fez um cruzamento de letra que quase acabou em gol de Militão.

Portu, do Girona, comemora gol marcado contra o Barcelona: time está na Champions
Portu, do Girona, comemora gol marcado contra o Barcelona: time está na Champions Imagem: Albert Gea/REUTERS

O milagre de Girona: vitória e Champions

O jogo que deu o título ao Real Madrid também consagrou uma das grandes histórias do futebol europeu nesta temporada: o Girona venceu o Barcelona por 4 a 2, no estádio de Montilivi, assumiu o segundo lugar na classificação e garantiu uma vaga na Champions League da próxima temporada — será a estreia do clube em uma competição europeia.

O ponta-esquerda Savinho foi titular da equipe catalã, como tem acontecido durante toda a temporada. Ian Couto entrou no segundo tempo. Apesar da atuação discreta na partida, os dois foram fundamentais na caminhada do time. A vaga na Champions veio com emoção: Portu entrou em campo aos 20min da segunda etapa e virou o jogo em três jogadas. Girona já tem um milagre pra chamar de seu.

Mauro Júnior comemora vitória do PSV com os companheiros: campanha histórica
Mauro Júnior comemora vitória do PSV com os companheiros: campanha histórica Imagem: Arquivo pessoal

Campanha histórica e título pro PSV

Após seis anos assistindo a títulos dos rivais Ajax e Feyenoord, o PSV voltou a ser campeão holandês no domingo (5), com vitória por 4 a 2 sobre o Sparta Rotterdam. O título coroou uma temporada histórica: foram 28 vitórias, três empates e apenas uma derrota, com direito a um primeiro turno com 100% de aproveitamento.

Continua após a publicidade

"Esse é o meu sexto troféu aqui. Todos são especiais, mas, pelo nosso desempenho coletivo e o meu individual, esse terá um lugar especial guardado na minha memória", afirmou o zagueiro André Ramalho, um dos brasileiros da equipe. O outro é o lateral-esquerdo Mauro Júnior, que se consolidou na posição após uma lesão grave ano passado.

Sporting, do artilheiro Viktor Gyökeres, levou o título de novo
Sporting, do artilheiro Viktor Gyökeres, levou o título de novo Imagem: Divulgação/Sporting

Sporting ganha título no sofá

O Sporting conquistou seu vigésimo título português no domingo (5), com a derrota do Benfica para o Famalicão, por 2 a 0. Na véspera os Leões tinham vencido o Portimonense por 3 a 0. É a segunda conquista da equipe de Ruben Amorim em quatro temporadas.

O brasileiro Matheus Reis entrou aos 44min do segundo tempo. Ao longo da campanha, ele participou de 26 partidas da Liga, dando quatro assistências. Outro brasileiro no elenco campeão, o defensor Rafael, que chegou ao clube em janeiro, jogou apenas uma vez na campanha do título.

Arthur voltou a jogar pelo Leverkusen após 242 dias afastado
Arthur voltou a jogar pelo Leverkusen após 242 dias afastado Imagem: Divulgação

Lateral recebe "homenagem" de Xabi Alonso

Já campeão na Alemanha, o imbatível Bayer Leverkusen fez mais uma vítima: goleou o Eintracht Frankfurt por 5 a 1, fora de casa. Entre as novidades de um time com muitas mudanças estava o lateral brasileiro Arthur Augusto, ex-América-MG. Foi o primeiro jogo oficial dele como titular do Bayern, e a primeira vez que ele entrou em campo pelo clube desde agosto de 2023.

Continua após a publicidade

Arthur sofreu uma grave lesão no tendão da coxa e teve recaídas durante o processo de recuperação. A chance de ser titular foi uma espécie de homenagem, reconhecendo o esforço do brasileiro para se recuperar de lesão. Lateral-direito de origem, ele atuou do outro lado, como ala-esquerdo.

Thiago Silva comemora: zagueiro deu assistência na goleada do Chelsea
Thiago Silva comemora: zagueiro deu assistência na goleada do Chelsea Imagem: Divulgação/Chelsea

Gols e assistências na Premier League

Se os outros campeonatos europeus já estão decididos, a Premier League continua com três postulantes ao título, e todos venceram na rodada.

No sábado, o Arsenal fez 3 a 0 sobre o Bournemouth, com assistência de Gabriel Jesus para o terceiro gol, marcado por Declan Rice. Horas depois, foi a vez do Manchester City golear o Wolverhampton (5 a 1), em jogo sem muito trabalho para Ederson.

O Liverpool, que ainda sonha de forma distante com a taça, venceu o Tottenham por 4 a 2, depois de abrir quatro de vantagem. O destaque brasileiro do jogo foi Richarlison, que entrou no pior momento dos Spurs e ajudou a maquiar o placar, com um gol e uma assistência.

Continua após a publicidade

Somam-se à lista de brasileiro com participação em gols o atacante João Pedro, responsável direto pela vitória do Brighton sobre o Aston Villa; outro que apareceu bem foi o veterano Thiago SIlva, de saída do Chelsea, com uma assistência para Madueke, na goleada por 5 a 0 sobre o West Ham.

Bremer ajudou a Juventus com gol de empate em Roma
Bremer ajudou a Juventus com gol de empate em Roma Imagem: Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images

Bremer ajuda Juventus em briga direta

Com o título da Internazionale já garantido na Itália, a briga agora é pelas vagas na Champions League. No domingo (5), a Juventus (3ª) deu um passo importante para assegurar um lugar a maior das competições de clubes europeus: empatou por 1 a 1 com a Roma (5ª) no Olímpico, mantendo a distância para a adversária na classificação.

O gol de empate dos comandados por Massimiliano Allegri foi marcado pelo brasileiro Bremer. O zagueiro subiu mais alto que a defesa após cruzamento de Chiesa e tocou de cabeça para marcar seu terceiro gol na temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes