Topo

Messi chora em despedida e diz que 'não estava preparado' para deixar Barça

Do UOL, em São Paulo

08/08/2021 07h12Atualizada em 08/08/2021 10h44

O temido dia do adeus chegou. Lionel Messi se despediu oficialmente do Barcelona na manhã de hoje (8). O camisa 10 concedeu entrevista coletiva no estádio Camp Nou para abordar a sua saída do clube catalão, no qual fez toda a sua carreira como profissional até aqui. Vários jogadores da equipe participaram do evento.

O argentino, que deve ser anunciado pelo PSG até terça-feira (10), se emocionou assim que começou a falar e disse que "não estava preparado" para receber a notícia de que não era possível uma renovação (assista abaixo).

"Não sei se vou conseguir falar. Nos últimos dias estive pensando e me perguntando o que poderia dizer. Eu estava bloqueado, ainda estou agora. Isso é muito difícil para mim depois de uma vida inteira. Eu não estava preparado. No ano passado, quando estourou a bagunça do burofax, eu sabia o que tinha a dizer. Mas este ano não. Estávamos convencidos de que íamos continuar aqui, em casa, era o que o que mais queríamos, sobretudo pela vida que tínhamos em Barcelona", iniciou Messi.

"Tivemos momentos muito bons e outros ruins, mas o carinho sempre foi o mesmo. Senti o reconhecimento e o amor. Espero poder retribuir em algum momento, para contribuir com algo e continuar dando o melhor. Tenho certeza que esqueci muitas coisas. Isso é o que posso dizer, não estou em condições", completou.

Assista ao momento em que Messi se emociona:

"Tínhamos tudo combinado"

O jogador eximiu o presidente do clube, Joan Laporta, de qualquer culpa pela sua saída, alegando que o grande obstáculo foi o fair play financeiro da LaLiga [Campeonato Espanhol]. O astro disse também que estava tudo certo para ele continuar na Espanha.

"A realidade é que quando as eleições aconteceram, eu almocei com o presidente, conversamos, e então fiquei convencido de que iria continuar, que não teríamos nenhum problema em consertar as coisas. Então aconteceu o que aconteceu."

"Laporta já explicou. Tudo estava resolvido, mas por causa da questão da LaLiga, nada pode ser feito. Não há nada mais do que isso. Tínhamos tudo combinado e não poderia ser feito".

Comunicado sobre saída surpreendeu

Messi também revelou ter ficado surpreso quando Laporta o comunicou sobre os empecilhos da questão do fair play salarial imposta pela liga espanhola.

"Foi um balde de água fria. Estamos assimilando da melhor maneira que podemos. Quando eu sair daqui vai ser ainda pior. Mas o importante é que estarei amparado pela minha família, meus entes queridos e que vou continuar jogando, que é o que mais gosto de fazer. Tudo isso vai passar".

Futuro é do PSG? "Nada certo", diz Messi

O argentino, ao ser questionado sobre uma possível assinatura com o PSG, admitiu que está conversando com os franceses, mas não cravou o acerto.

"É uma possibilidade, mas, sinceramente, essa altura não tenho nada certo. Quando saiu o comunicado, muitos clubes se interessaram. Não tenho nada fechado, mas estamos conversando".

Foto com Ney, Di María e mais atletas do PSG

Neymar, Messi e os jogadores do PSG durante as férias - Reprodução - Reprodução
Neymar, Messi e os jogadores do PSG durante as férias
Imagem: Reprodução

"Foi besteira. Eu tinha falado com Di María e Paredes em Ibiza. O Neymar também me ligou e disse que estava em Ibiza. Disse para eles que viessem à minha casa e nós jantamos. Todos tiramos uma foto, nada mais", iniciou.

"Eles me falaram para ir a Paris, mas foi uma coincidência. Foi dada muita importância, não há nada de estranho. Era só uma foto de amigos que compartilhamos nas férias", explicou Messi, que deixou o auditório no Camp Nou sob aplausos de colegas e dirigentes da equipe catalã.

Veja mais aspas de Messi durante a coletiva:

Carinho da torcida

"Passei por muitas coisas lindas, também ruins, mas isso me fez crescer. Dei tudo por este clube e por esta camisa desde o primeiro dia que cheguei ao último. Estou saindo mais do que satisfeito. Eu estou gostando de me despedir assim, nunca pensei nisso, mas preferia ter feito com as pessoas, no campo. Gostaria de ouvir uma última ovação. Eu senti tanto a falta deles durante o pandema, eu queria ouvir uma ovação de pé com meu nome. Se eu tivesse imaginado, seria com o estádio lotado e poder me despedir bem.

Aconteceu assim, mas quero agradecer todo o carinho desses anos. O carinho do povo sempre foi o mesmo e senti o reconhecimento e o amor deste clube. Espero poder voltar a este clube, de alguma maneira. Espero poder contribuir para que este clube continue a ser o melhor do mundo. Certamente estou esquecendo de muitas coisas, não estou nas melhores condições. É melhor passarmos para a hora das perguntas. Obrigado a todo mundo."

Queria ficar

"Fiz todo o possível. O clube disse que não podia ficar devido a um problema com La Liga, mas ouvi muitas coisas sobre as razões pelas quais não continuei. No ano passado não queria ficar, mas este ano fiquei.

Fiz todo o possível para ficar e não foi possível. Não tenho mais nada a dizer, fizemos tudo o que podíamos.

Gostaria de ter ganhado outra Champions League. Estivemos muito próximos nas semifinais do Liverpool e nas semifinais contra o Chelsea com o Pep. Poderíamos ter ganhado outra Champions League, mas não me arrependo. Sempre tentamos dar o nosso melhor, mas a verdade que gostaríamos de termos ganho mais. O meu objetivo é continuar a ganhar alguns campeões e tentar alcançar o Dani (Alves). Vou tentar chegar mais perto, pelo menos."

Começar do zero

"Muitas coisas passam pela minha cabeça, estou um pouco bloqueado. Até hoje não caiu a ficha de que é hora de deixar este lugar, este clube, de mudar completamente a minha vida. Estive aqui há 16 anos e agora é hora de começar do zero. É uma mudança difícil para minha família, porque sei o que eles sentem por estar nesta cidade, mas sei que vamos nos adaptar e ficar bem."

O futuro do Barcelona

"Jogadores continuarão vindo para o Barça. O clube é mais importante do que qualquer outro e as pessoas vão se acostumar com isso. No início vai ser estranho, mas vieram grandes jogadores e têm um grande plantel.

O presidente explicou. O clube tem uma dívida muito grande e não quer se endividar mais. Por que esticar mais se é quase impossível. Tenho que pensar no meu futuro e na minha carreira, é o que eu tenho que fazer de agora em diante."

Embed com autoplay