PUBLICIDADE
Topo

Futebol pelo mundo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Zagueiro gigante que chocou base do PSG aproveita desfalques em final

Bitshiabu assinou contrato com o profissional do PSG - PSG
Bitshiabu assinou contrato com o profissional do PSG Imagem: PSG
João Henrique Marques

Jornalista desde 2005, passou por Lance ! e Terra. É correspondente do UOL Esporte na Europa desde 2013, com base em Barcelona e depois Paris. Cobriu Copa do Mundo, Eurocopa e cinco finais de Liga dos Campeões.

Colunista do UOL

01/08/2021 04h00

São apenas 16 anos de idade, mas 1.97m de altura e um contrato profissional assinado com o Paris Saint-Germain até 2024. Sem o reforço Sergio Ramos e também com a ausências de Marquinhos, o zagueiro prodígio El Chadaille Bitshiabu é uma das atrações do PSG na final da Supercopa da França diante do Lille, neste domingo.

El Chadaille convive com a expectativa da presença no profissional desde os 12 anos de idade. Foi nesse momento, em 2018, que ele virou atração internacional por conta de vídeos que circulavam pela internet em que o francês parecia um adulto com seu 1.90m desafiando crianças em campo.

Na época, os médicos do clube projetavam que o francês ultrapassaria 2 m de altura, mas alertavam para o fato de sua resistência e velocidade o diferenciarem de diversos jogadores "gigantes".

El Chadaille Bitshiabu rapidamente virou atração no círculo do futebol e assinou contrato com a Nike. Ali, o assédio passou a ser de vários clubes potentes como Barcelona, Arsenal e Manchester City, mas o plano de permanecer no PSG prevaleceu.

O PSG blindou o zagueiro, e com a sua incorporação ao profissional para essa temporada, surgiu também um novo contrato assinado recentemente até 2024. Chadaille Bitshiabu já até participou como titular do PSG em amistosos recentemente.

Para a final contra o Lille, o treinador Mauricio Pochettino tem dificuldades de escalar a defesa do PSG por conta das ausências de Marquinhos (de férias) e Sergio Ramos (em tratamento de lesão na panturrilha). Além disso, o zagueiro Kimpembe é dúvida por estar voltando do período de férias. Desta forma, Bitshiabu é especulado pela mídia francesa como um possível titular ao lado do alemão Thilo Kherer.

A lista de desfalques do PSG para a final é grandiosa, incluindo as ausências de Neymar, Mbappé e Di Maria. A partida será transmitida pela ESPN Brasil, às 15h.