Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conivência da Conmebol com casos de racismo incomoda clubes brasileiros

Colunista do UOL

29/04/2022 12h25Atualizada em 30/04/2022 17h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Conmebol não soltou nem mesmo a famosa nota de repúdio contra os casos de racismo nos jogos de Corinthians, Palmeiras e Flamengo. São três dias desde o primeiro caso em que a entidade que comanda a Libertadores finge que nem viu os episódios. O detalhe: eles foram registrados e um deles acabou até na prisão de um torcedor do Boca Juniors. A situação preocupa os dirigentes dos times brasileiros.

A entidade tem sido cobrada por jornalistas, torcedores e times e até agora não se manifestou. A "nova Conmebol", como os dirigentes gostam de falar, está se comportando como a antiga. Levando em consideração casos que acontecem desde sempre no futebol sul-americano, dá para falar que a conivência é bem maior do que esses três dias.

Normalmente, a nota de repúdio não resolve muita coisa, mas é pelo menos o primeiro sinal de indignação para que depois mais atitudes sejam tomadas. O Corinthians, o Palmeiras e o Flamengo se manifestaram dando apoio às vítimas de racismo e condenando tal prática. Até o Boca Juniors se manifestou contra. Mas a entidade segue calada em suas redes sociais e sem responder até a jornalistas como o da Folha de S. Paulo.

No início do mês, torcedores do Fortaleza também foram alvos da injúria racial quando apoiadores do River Plate jogaram bananas na direção dos brasileiros. Neste caso, o episódio já passa dos 15 dias.

Como não poderia ser diferente, os clubes se sentem sem o respaldo necessário para combater tal ações. E os episódios acontecendo um dia após o outro envolvendo os clubes brasileiros deixam bem claro que os torcedores se sentem mais do que livres para praticarem tal atos. Até quando?

Nota do blog: Algumas horas após este post, a Conmebol se posicionou nas suas redes sociais, divulgou comunicado prometendo endurecer as punições contra o racismo, mas divulgou uma multa mínima do seu Código Disciplinar contra o caso de racismo de um torcedor do River Plate em jogo contra o Fortaleza.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok