Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que o Palmeiras faz na Libertadores usando time misto é impressionante

Colunista do UOL

27/04/2022 22h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O que faz o Palmeiras nesta Libertadores é impressionante. Poupando seus jogadores em todas as partidas da primeira fase até aqui, o atual bicampeão da competição chegou hoje (27) aos nove pontos em três jogos, com 15 gols marcados e apenas dois sofridos, sendo que duas dessas partidas foram disputadas fora de casa. A vítima de agora foi o Emelec, do Equador, derrotado por 3 a 1.

E ainda vale destacar que o placar só não foi maior porque Rony perdeu três chances, uma delas absurdamente ridícula, e os equatorianos se animaram ao responder em sequência com um gol. Gustavo Scarpa também poderia ter colaborado para o placar ser maior.

Hoje sem Dudu, Raphael Veiga, Zé Rafael, Murilo e Marcos Rocha, que nem viajaram, a equipe construiu a vitória com naturalidade, como se fosse normal sobrar no torneio sul-americano usando seus reservas. Uma alternativa que já foi adotada por argentinos no passado é algo nada comum para um time brasileiro.

O torcedor que prefere minimizar o feito de Abel Ferreira e seus comandados vai falar que os rivais são fracos. E de fato o Alviverde teve sorte nas bolinhas do sorteio de grupos. Mas basta olhar para o lado para ver que nem todo mundo que enfrenta time teoricamente mais fraco consegue vencer com a facilidade do Alviverde.

Na estreia, o derrotado foi o Deportivo Táchira, da Venezuela, por 4 a 0 dentro de sua própria casa. Esse mesmo time ficou na segunda colocação do Venezuelano, com mesmo número de pontos do Caracas, que ficou no 0 a 0 com o Athletico. No ano passado, na Libertadores, o Táchira não perdeu nenhum jogo em seus domínios e ainda venceu o Inter por 2 a 1 e o Always Ready por 7 a 2.

Depois, foi a vez do Independiente Petrolero ser a vítima, desta vez, no Allianz Parque. Foi esse o campeão do Boliviano do ano passado, que não é nem de perto o campeonato mais forte do continente. Mas o time fez o suficiente para ficar à frente do Always Ready, que ganhou do Corinthians na altitude, e do The Strongest, que perdeu só de 1 a 0 do Athletico em Curitiba.

A vítima de hoje, o Emelec, foi o vice-campeão do Equador no ano passado, com apenas uma vitória a menos que o Independiente Del Valle, que ontem arrancou o empate com o Atlético-MG. Na atual temporada, inclusive, o Emelec está à frente do Del Valle no Nacional e chegou a assustar o Palmeiras depois de sair perdendo por 2 a 0.

Claro que os rivais do Palmeiras no mata-mata da Libertadores vão ser mais fortes e, possivelmente, o time precisará abandonar a estratégia de jogar com time misto. Mas a vantagem conquistada nesta fase de grupos mesmo poupando seus principais jogadores vai ser carregada até o final da competição.

O que falta é o time titular conseguir reproduzir uma atuação tão forte e concentrada quanto as que mostrou contra o Flamengo e Corinthians. Recuperar os pontos perdidos contra Ceará e Goiás será fundamental para que o plano de Abel de descansar os atletas na Libertadores e priorizar o Brasileirão dê certo.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok