Topo

Danilo Lavieri

Seleção monitora pandemia, mas já tem data para convocar para Eliminatórias

Tite vai convocar seleção entre os dias 18 e 21 de setembro - Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images
Tite vai convocar seleção entre os dias 18 e 21 de setembro Imagem: Chris Brunskill/Fantasista/Getty Images

Colunista do UOL

09/09/2020 11h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De olho nos desdobramentos da pandemia de coronavírus, a seleção brasileira mantém os planos de fazer a sua convocação no próximo dia 18, uma sexta-feira, ou no dia 21, segunda-feira.

Essas são as duas possíveis datas em que Tite voltará a ler a relação de atletas que representarão o país contra Bolívia, na Neo Química Arena, em São Paulo, e Peru, fora de casa. As partidas estão marcadas para os dias 10 e 13 de outubro.

Recentemente, inclusive, membros da comissão técnica da seleção voltaram a realizar o monitoramento presencial de atletas diretamente em estádios.

Em contato com a Conmebol frequentemente, a CBF sabe que as partidas podem não ser realizadas por conta da Covid-19, que está longe de ser controlada no continente.

Há uma movimentação para que os jogos sejam novamente adiados. Ontem, a Concacaf anunciou que as Eliminatórias dos times da América do Norte foram transferidas. Hoje, o técnico do Uruguai, Óscar Tabárez se colocou contra a volta dos jogos no próximo mês.

Outros países, como a Colômbia, por exemplo, também sugeriram que os jogos não fossem disputados em outubro. Vale lembrar que as datas inicialmente reservadas para as seleções em setembro já não foram usadas. Outra sugestão foi para que os jogos fossem realizados na Europa, onde a pandemia já está mais controlada.

Como mostrou o blog do Marcel Rizzo, a Conmebol está pressionada por contratos e mantém a intenção de realizar os jogos não só das Eliminatórias, mas também os da Libertadores, apesar de a pandemia estar longe de estar controlada e até estar em ascensão em locais como a Argentina.