Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Abel sai da rotina, mas vê Endrick, o mesmo de sempre, definir o título

O Palmeiras ser campeão sob o comando de Abel Ferreira não é mais novidade. Mas o português deixar de lado algumas convicções para buscar o resultado pode ser a notícia da vez na vitória por 2 a 0 em cima do Santos que garantiu o tricampeonato do Paulista consecutivo.

O técnico português desistiu do esquema com três zagueiros e dois laterais, escalou a equipe no 4-3-3 e viu o Verdão melhorar consideravelmente na produção ofensiva. É verdade que o dono da casa ainda deu muitas chances para o time da Vila Belmiro, contou com Mayke tirando bola em cima da linha e Weverton fazendo defesas importantes, mas o que produziu mais venceu.

O que não saiu da rotina foi Endrick chamando o jogo. No novo esquema, o atacante pôde atuar em todas as funções ofensivas. Ele caiu pela esquerda para sofrer o pênalti do primeiro gol, roubou a bola pela direita para iniciar a jogada do segundo e atraiu a marcação de pelo menos dois, às vezes três zagueiros santistas.

Outra mudança na rotina de Abel foi trocar no intervalo, com a saída do amarelado Zé Rafael para a entrada de Richard Ríos. Ele ainda chegou a dar chance para Luís Guilherme, o que também pode ser considerada uma novidade olhando a retrospectiva da temporada. O jovem entrou no lugar de Lázaro, que era a outra novidade, e participou do segundo gol. Até mesmo Piquerez melhorou bastante com a nova equipe.

Fica a nota negativa para Raphael Veiga, que apesar de ter convertido o pênalti, fez mais uma partida para lá de discreta. Zé Rafael também não foi bem.

Depois de abrir 2 a 0, Abel Ferreira resolveu voltar ao pragmatismo que dominou seu início de temporada. Tirou Endrick e colocou Marcos Rocha, além de colocar Luan no lugar de Gustavo Gómez. Com a troca, o time voltou a ter três atletas mais fixos na área e chamou o Santos para seu campo.

A equipe de Fábio Carille rodou a bola, fez cruzamentos e tentou chutes de longe, mas não conseguiu fazer o gol que levaria a decisão para os pênaltis. A tristeza é evidente pela perda do título, mas a campanha dá a certeza para o santista e boas chances de conseguir a volta à elite.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes