Topo

Bruno Andrade

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vítor Pereira: é tão mais fácil perseguir do que refletir

Vitor Pereira falhou ao mencionar publicamente o dinheiro que tem na conta bancária - Fernando Moreno/AGIF
Vitor Pereira falhou ao mencionar publicamente o dinheiro que tem na conta bancária Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Colunista do UOL

15/08/2022 10h49

Errar, refletir, admitir e corrigir a tempo. Somos seres humanos. Nem sempre vivemos de acertos, inúmeras vezes também pisamos na bola, especialmente quando vivemos dela.

Vítor Pereira falhou. Falhou feio e mereceu as críticas (repito: críticas). Se expressou com soberba e atacou indiretamente uma população brasileira que tem como essência o sofrimento.

A vantagem da vida é que existe o amanhã. Ter a cabeça fria e um entorno favorável para compreender a gravidade do que aconteceu. Não tardou então a perceber que cometeu um deslize.

Posso e devo contestar. Mas não me permito perseguir. Não houve crime. Seja com palavras ou atitudes, já errei muitas vezes - este texto, inclusive, pode ser (visto como) um erro. Felizmente, tive discernimento e apoio para voltar atrás.

Quem sou eu para crucificar? Vítor Pereira falhou porque está suscetível a isso. Estamos todos. Não foi porque é português, rico ou por acreditarem que representa pensamento supremacista. Se valeu para ele, vale para nós: muito cuidado com estigmas e apedrejamentos em praça pública.

Não se combate (eventual) preconceito com preconceito. Instrumentos para tal não faltam: reflexão, discussão de alto nível, empatia, respeito e, principalmente, olhar sempre que possível no espelho.