Retrospectiva 2023: as melhores notícias do ano

O fim de 2023 está chegando e, com ele, a reflexão sobre o que aconteceu nos últimos meses. Para te ajudar a manter uma perspectiva positiva sobre o que passou e o que está por vir, fizemos uma seleção das boas notícias e conteúdos especiais que merecem ser relembrados.

Desmatamento na Amazônia cai 42% de janeiro a julho

O desmatamento na região amazônica apresentou uma queda de 42% de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Considerando o período anual de agosto de 2022 a julho de 2023, a redução foi de 22,3%, totalizando cerca de 9.000 km² desmatados. Essa taxa é a menor desde 2019, marcando a gestão do presidente Jair Bolsonaro. A ministra Marina Silva afirmou que a meta do presidente Lula é alcançar desmatamento zero até 2030. O aumento da fiscalização e ações remotas foram citados como fatores para a redução, apesar dos desafios climáticos na região.

Desmatamento na mata atlântica cai 59% no acumulado do ano até agosto

O desmatamento na Mata Atlântica apresentou uma queda de 59% de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com dados do Sistema de Alertas de Desmatamento. A área desmatada foi de 9.216 hectares, em comparação com 22.240 hectares registrados no ano passado. Essa tendência de redução já era observada desde o início do ano. Estados como Paraná e Santa Catarina, que costumavam liderar o desmatamento, experimentaram uma queda expressiva de cerca de 60%. A fiscalização intensificada, embargos e a restrição ao acesso a crédito por desmatamento foram citados como fatores para a redução. No entanto, houve um aumento nas derrubadas em encraves nos biomas Cerrado e Caatinga. A expectativa é alcançar zero desmatamento na Mata Atlântica.

Cinco razões para ter esperança na proteção climática

Um estudo do think tank alemão NewClimate Institute destaca mudanças positivas nas atitudes em relação às mudanças climáticas na última década. Entre as tendências promissoras, destacam-se a consciência climática crescente, o compromisso com metas de zero emissões, investimentos sustentáveis, expansão das energias solar e eólica, e avanços nos carros elétricos e aquecimento. Apesar do progresso, os autores ressaltam a necessidade de esforços significativamente maiores para implementar o Acordo Climático de Paris e enfrentar os desafios climáticos globais.

Cientistas criam pele artificial para evitar teste de cosméticos em animais

Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram uma pele artificial por bioengenharia, eficiente para testar segurança e eficácia de medicamentos e cosméticos, visando eliminar testes em animais. A pele passou por testes comprovando sua eficácia, e a professora Silvya Stuchi Maria-Engler, da USP, destacou sua utilidade em avaliar a permeação, resposta inflamatória e segurança de substâncias. Modelos de pele humana in vitro substituem testes em animais, sendo mais precisos e adotados por empresas, como L'Oréal, Natura e Boticário, na indústria cosmética.

Continua após a publicidade

Acordo histórico para salvar oceanos sai após 15 anos de negociação

Países membros da ONU alcançaram um pacto histórico, após 15 anos de negociações, para proteger o ecossistema marinho. O tratado estabelece diretrizes visando colocar 30% dos mares sob proteção até 2030. Ambientalistas consideram essencial para reverter a perda de biodiversidade marinha e promover o desenvolvimento sustentável. O consenso foi alcançado após uma maratona de negociações, com destaque para questões econômicas relacionadas à "economia azul". O documento visa criar zonas marítimas protegidas, facilitando o cumprimento da meta internacional de proteger 30% dos oceanos até 2030. A uniformização dos termos e tradução nas seis línguas oficiais da ONU precedem a adoção formal do tratado.

Após perder pai por má alimentação, ele decidiu criar fazenda sem agrotóxico em teto de shopping

Giuliano Bittencourt, fundador da BeGreen, desafia a lógica das fazendas em zonas rurais ao cultivar vegetais no terraço do Shopping Plaza Sul, em São Paulo, como parte de suas fazendas urbanas. Utilizando a técnica de hidroponia e tecnologia avançada, as hortas urbanas da BeGreen, presentes em vários estados brasileiros, produzem 25 toneladas de vegetais mensalmente, livres de agrotóxicos. A motivação para criar essas fazendas urbanas foi a experiência pessoal de Giuliano, que buscou mudar sua alimentação após a morte do pai, vítima de doenças relacionadas a hábitos alimentares inadequados.

UM CHEF NO BENIN: O projeto Origens chega à África com João Diamante para resgatar as raízes da história e do paladar brasileiro

Na série de quatro episódios "Origens - Um chef brasileiro no Benin", o chef brasileiro João Diamante narra sua primeira experiência no continente africano. Essa aventura aconteceu no Benin, na Costa da Mina, região predominante no resultado do teste genético feito por João no início deste ano. Com narrativa pessoal e experiências culinárias, o chef explora as conexões entre as tradições alimentares do Brasil e do Benin, destacando a influência da diáspora africana na gastronomia brasileira.

Continua após a publicidade
Ovelhas terapeutas
Ovelhas terapeutas Imagem: Divulgação

'Ovelhas terapeutas' visitam hospitais e ajudam no tratamento de pacientes

O projeto InspiraSheep, liderado pela médica veterinária Maria Christine Rizzon Cintra, leva ovelhas a hospitais e escolas especiais como parte de uma intervenção assistida por animais. Lançada em maio deste ano, a iniciativa visa inspirar experiências positivas, oferecendo momentos de paz e acolhimento aos pacientes. As visitas, conduzidas por voluntários treinados, seguem protocolos sanitários e têm duração de 40 minutos. As ovelhas são dóceis e contribuem para o bem-estar dos pacientes, promovendo relaxamento e transformando o ambiente hospitalar. O projeto, pioneiro e inédito, já teve impacto positivo em crianças e pacientes hospitalizados, proporcionando momentos de alegria e alívio psicológico.

Indígenas reflorestam área devastada e cultivam café amazônico de qualidade

Cafezais foram transformados pelos indígenas Paiter Suruí em uma fonte de renda significativa através do cultivo e tratamento de café de alta qualidade. Com capacitações e parcerias, os indígenas aprenderam a tratar e fermentar os grãos, resultando em um produto com características sensoriais únicas. O projeto, em parceria com a 3 Corações, busca promover o protagonismo indígena, profissionalização e tratamento do café, com edições limitadas vendidas em todo o Brasil. Além da valorização do café, os Suruí exploram o etnoturismo como uma alternativa de renda, oferecendo hospedagem, alimentação típica e atividades culturais na aldeia Lapetanha. O engajamento da juventude na preservação da cultura tradicional e a introdução do café na alimentação destacam a transformação positiva gerada por essa iniciativa.

Concreto vegetal e mais leve é feito com cascas de semente da Amazônia

Continua após a publicidade

Um estudo realizado pela UFPA, em parceria com o IFPA e a UFRGS, destaca o potencial do murumuru, planta nativa da Amazônia, na construção civil. As cinzas da casca da semente do murumuru, anteriormente descartadas, foram utilizadas para criar um concreto mais sustentável. Após passar por um processo químico, o resíduo foi analisado e mostrou-se capaz de substituir parcialmente o cimento, resultando em um concreto mais leve, durável e com propriedades físicas melhoradas. O estudo destaca benefícios ambientais, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e a prevenção do descarte inadequado de resíduos.

Ambientalista salva crustáceos da extinção em mangue da Baía da Guanabara

Roberto Viana, um técnico em meio ambiente da Fiocruz e ambientalista, liderou o "Projeto Caramangue" na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, para recuperar um mangue devastado por um derramamento de óleo nos anos 1980. Após a queda do mangue, Roberto iniciou o repovoamento em 2010, cercando áreas e soltando crustáceos em viveiros reprodutivos. O projeto resultou na reprodução espontânea dos crustáceos e no retorno de aves e peixes à área. Posteriormente, Roberto fundou o "Horto da Vila", um projeto de reflorestamento, cultivando mudas e limpando terrenos abandonados. Apesar de enfrentar desafios, ele continua sua luta pela preservação ambiental.

Adolescentes convertem óleo de cozinha em combustível, e ônibus roda 7 dias

Um grupo de estudantes do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, em Assaí, interior do Paraná, criou a "BIOSUN", uma startup júnior que transforma óleo de cozinha em biocombustível. O projeto visa resolver o problema do descarte irregular de óleo na cidade. Durante um hackathon municipal, as estudantes desenvolveram o projeto em parceria com a UFPR, utilizando o laboratório de química da universidade para criar o biodiesel. A iniciativa já possibilitou que um ônibus rodasse por quase uma semana sem abastecimento. O próximo passo é expandir a produção de biodiesel para todo o município, buscando apoio do setor privado.

Cientistas encontram bactéria que decompõe "montanhas de plástico" em horas

Continua após a publicidade

Pesquisadores exploram o potencial das enzimas na decomposição de plásticos, como o poliuretano e o PET, visando uma reciclagem mais eficiente e sustentável. A descoberta de uretanases, capazes de decompor poliuretano, sugere uma nova abordagem para reciclar esse polímero, proporcionando uma alternativa mais ecológica à reciclagem convencional. Embora avanços tenham sido feitos, o desafio é monumental devido à produção massiva de plástico, destacando a necessidade de melhorar a gestão do plástico, além de explorar tecnologias inovadoras. Alguns grupos argumentam que a solução real para a poluição plástica é reduzir a produção global desse material.

Protagonistas negros das três novelas da Globo
Protagonistas negros das três novelas da Globo Imagem: Reprodução

Pela 1º vez na história, todas as novelas da Globo têm protagonistas negros

A TV brasileira atingiu um marco histórico com a presença simultânea de três protagonistas negros em diferentes faixas de horário de novelas da Globo, algo inédito em seus 73 anos de existência. Este avanço representa uma longa trajetória de luta por representatividade na telinha, superando décadas em que papéis de destaque eram concedidos principalmente a atores brancos. Estatísticas indicam uma evolução gradual na representação, com um aumento significativo nos últimos anos, refletindo a demanda por obras que retratem a diversidade e a realidade brasileira. A transformação inclui a quebra de estereótipos e a abordagem mais profunda de questões como racismo e desigualdade racial.

Cursinho rompe ciclo de exclusão: 'Sou o único da família na faculdade'

O Instituto Coexistência, localizado na periferia de São Paulo, oferece um cursinho popular que busca inserir jovens na universidade, proporcionando oportunidades de ensino superior e quebrando o ciclo de pobreza na região. Situado em Parelheiros, o espaço conta com infraestrutura, aulas aos sábados, refeições gratuitas e é mantido principalmente por doações. O cursinho procura atrair os estudantes com uma abordagem dinâmica e crítica, promovendo debates sobre questões sociais. Além disso, o Instituto realiza diversos projetos sociais, incluindo aulas de informática, musicalização, escolinha de futebol, cursos profissionalizantes e iniciativas voltadas para moradia ecológica na comunidade.

Continua após a publicidade

Ecoa lança série de vídeos que conta histórias incríveis de heróis improváveis do oeste do Brasil

A série documental "Oeste", produzida por Ecoa, apresenta histórias notáveis de pessoas no Centro-Oeste do Brasil, indo além das tradicionais imagens de plantações de soja. Durante 10 dias, a equipe viajou por Mato Grosso do Sul e São Paulo, explorando soluções criativas para problemas sociais e ambientais. A série destaca iniciativas como a proteção de colmeias contra roubos, a transformação de uma cidade conhecida por urnas funerárias, a preservação de araras azuis e o resgate de um rio por uma vítima de acidente aéreo.

A catadora de recicláveis Aline Souza passou a faixa para o presidente Lula (PT) na posse
A catadora de recicláveis Aline Souza passou a faixa para o presidente Lula (PT) na posse Imagem: Diego Bresani/UOL

Aline Souza, a catadora que passou faixa para Lula, quer desconto na conta de luz de quem separa lixo

Jornalista que fugiu do chavismo na Venezuela acolhe refugiados no Brasil e os ajuda a recomeçar a vida

Na prática

Uma seleção de dicas para levar a sustentabilidade para seu dia a dia:

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade